O Governo do Estado do Amazonas, por meio da Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP Copa), recebeu nesta quarta-feira, 17 de abril, o secretário Nacional de Energia Elétrica, Ildo Grüdtner, do Ministério de Minas e Energia, e os representantes da Eletronorte, Eletrobrás Amazonas Energia e Manaus Transmissora para o monitoramento das obras do setor elétrico para a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014. No encontro ficou constatado que os trabalhos estão dentro do cronograma de execução estabelecido.
O secretário Nacional de Energia Elétrica, Ildo Grüdtner, que participou de reuniões semelhantes nas outras cidades-sede da Copa do Mundo, avaliou como positivo o andamento das obras em Manaus. “A cidade tem uma quantidade razoável de obras. Das dez, oito estão tranquilas. Até o momento não há nada que impacte o suprimento de energia para a Copa de 2014”.
O pacote de obras para o setor energético do Estado durante o mundial tem dez grandes projetos, entre eles a implantação de alimentadores para abastecer a Arena da Amazônia, vindo de duas subestações diferentes, exigência da Federação Internacional de Futebol (FIFA). De acordo com o diretor de planejamento e expansão da Amazonas Energia, Marcos Vinícius Nogueira, as obras ficarão prontas até o fim do ano e ganharão outros dois alimentadores para reforçar o abastecimento.
“As obras estão mantendo um padrão normal e serão executadas antes do final de 2013. Além das duas subestações, Santo Antônio e Flores, estamos incluindo mais duas subestações, Redenção e Seringal Mirim, que vão ser reforços e suplantar os requisitos exigidos pela FIFA”, explicou.
O secretário da UGP Copa, Miguel Capobiango, também considera que as obras estão dentro do cronograma de execução. “Todas elas estão dentro de um cronograma aceitável. Não temos problemas para o evento. Temos necessidade que essas obras sejam executadas, porque elas serão obras para a cidade, que vão valorizar ainda mais o legado para depois da copa do mundo”.
Legado – A conclusão do Linhão de Tucuruí, que vai interligar Manaus ao sistema nacional de energia, considerado por Capobiango o grande legado da Copa do Mundo para Manaus e que vai reforçar o abastecimento na cidade, tem previsão de acontecer até o mês de junho, de acordo com Marcos Vinícius Nogueira, faltando apenas a finalização do seccionamento entre a subestação de Balbina a Manaus.
Também serão entregues até o meio do ano, cinco novas subestações para reforçar o abastecimento de energia na capital, de acordo com o diretor da Amazonas Energia, que destacou que essas intervenções já haviam sido planejadas, independente da realização da competição na cidade.
Veja mais notícias em Releases