08/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Comissão de Meio Ambiente da Câmara apresentará sugestões ao Manauara Shopping

Publicado em 26 de fevereiro, 2013

O presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Everaldo Farias (PV), informou que o departamento irá apresentar uma relação de sugestões ao Manauara Shopping para o sistema de tratamento de esgoto do empreendimento, entre elas melhorias no sistema da troca de ar da parte inferior do shopping. As propostas serão encaminhadas após reunião a ser realizada amanhã com os membros e técnicos da comissão.

Durante a manhã de hoje, Everaldo e outros membros da comissão, os vereadores Dr. Gomes (PSD) e Felipe Souza (PTN), fizeram uma inspeção no empreendimento após reclamações de clientes contra o odor exalado das garagens, banheiros e parte externa do shopping.

Os três parlamentares foram recebidos pelo superintendente do Manauara, Marcelo Zaffalon, que apresentou documentos que comprovavam a legalização do empreendimento, como licenças ambientais e de funcionamento, além das certificações ISO 14001 (de Meio Ambiente) e OHSAS 18001 (de Saúde e Segurança).

Após a análise da documentação, o vereador Everaldo Farias afirmou o problema pode estar no sistema de troca de ar da garagem do shopping, onde funciona a Estação de Tratamento de Efluentes. “Como o local é muito fechado, acredito que aumentar as saídas de ar poderá ajudar a resolver o problema do odor já que não foram constatados ilegalidades nos documentos e na estrutura do local”, disse.

Na ocasião, a administração do shopping informou que já fez as adequações para o sistema de troca de ar solicitadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmas). Para o parlamentar, o serviço pode ser aperfeiçoado. “Reconhecemos que já melhorou bastante o problema do odor, mas pode ser totalmente solucionado”, completou.

Além do shopping Manauara, a Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Manaus irá visitar outros empreendimentos particulares e públicos para fiscalizar as adequações das normas ambientais. “Nossas visitas atenderão denúncias de usuários, mas também funcionarão de forma preventiva”, concluiu o vereador Everaldo.

Veja mais notícias em Releases

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.