12/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Governo do Estado estrutura polo de piscicultura em Humaitá

Publicado em 07 de fevereiro, 2013

Com o objetivo de fomentar a piscicultura no interior do Estado, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Produção Rural (Sepror), reuniu, nesta quinta-feira (7), em Humaitá (a 590 quilômetros de Manaus), cerca de 300 produtores do setor para orientar sobre acesso à linha de financiamento para o Polo de Piscicultura do Madeira. A Sepror também realizou, um dia antes, o pagamento de R$ 785.611,00 a pescadores de Maraã (a 632 quilômetros de Manaus), referente a 134 toneladas de pirarucu comercializadas.

Em Humaitá, o secretário da Sepror, Eron Bezerra, ao lado do prefeito do município, Dedei Lobo, e do superintendente estadual do Banco do Brasil, Marcelo Palhano, apresentou aos pescadores do município e também de Manicoré e Canutama, presentes no evento, a possibilidade de acesso a linhas de crédito tanto do Banco do Brasil quanto de outras instituições. Para acessar as linhas, os pescadores terão o apoio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), que poderá avaliar os projetos a serem financiados.

Além de anunciar o apoio do Idam para agilizar o acesso ao crédito, Eron Bezerra realizou a entrega de 10 mil alevinos a produtores de Humaitá, Manicoré e Canutama. O secretário também visitou a obra da Estação de Alevinagem, que está em fase de conclusão em Humaitá. Dos 22 tanques previstos, 12 já estão construídos e todos com peixes sendo criados.

A ação realizada em Humaitá faz parte do programa Amazonas Rural, lançado ano passado pelo governador Omar Aziz, e que tem como meta atingir a produção de 100 mil toneladas de peixe anualmente a partir da piscicultura. “A produção de peixe oriunda da pesca em rios é da ordem de 180 mil toneladas anuais. Iremos complementar essa produção com o pescado criado em tanques. E só com o polo sediado em Humaitá queremos atingir 25 mil toneladas por ano”, destacou o titular da Sepror, Eron Bezerra.

Para atingir as metas, potencializar a atividade econômica nos municípios e elevar a renda da população do interior do Estado, o Governo do Estado tem atuado em várias frentes, a exemplo do acesso a financiamentos para abertura de tanques, além da construção de estações de alevinagem e doações de alevinos.

Oportunidade – O prefeito de Humaitá, Dedei Lobo, elogiou a estruturação do polo de piscicultura. “É o programa mais importante da gestão do governador Omar Aziz no Sul do Amazonas”, destacou, lembrando que o projeto impacta positivamente na vida do produtor rural, que passa a elevar sua renda.

O cuidado com o meio ambiente foi um dos aspectos ressaltados pelo presidente da Associação de Pecuaristas e Produtores Rurais de Humaitá (Aprhuma), Nei Rossato. “O estímulo deixado por esse projeto permite que o produtor aumente seu ganho sem precisar agredir a floresta. Porque numa área necessária para criar um gado é possível criar centenas e até milhares de peixes e ter um lucro muito maior. Muitos pecuaristas já passaram a trabalhar com a piscicultura”, ponderou.

Pagamento de pescadores – No dia 6 de fevereiro, os pescadores de Maraã, que fornecem pirarucu para a fábrica de Bacalhau da Amazônia, receberam R$ 785.611 do Governo do Estado referentes a comercialização de cerca de 134 toneladas de pirarucu.

A solenidade de pagamento que aconteceu no Ginásio Arlindo Porto contou com a presença do secretário da Produção Rural, Eron Bezerra; do prefeito em exercício de Maraã, Magno Moraes; o representante da Colônia de Pescadores, Zeca Praiano, e do diretor técnico da Fábrica de Bacalhau da Amazônia, Bismarck Prazeres; além dos 581 pescadores.

Na oportunidade, Eron Bezerra ressaltou a importância de garantir dignidade aos trabalhadores do campo. “A fábrica de Bacalhau da Amazônia ainda funciona em caráter experimental e já é um sucesso. Temos capacidade para processar 1500 toneladas de peixe. O Governo do Amazonas tem o compromisso de agregar valor aos produtos do campo e aumentar a renda dos trabalhadores rurais”.

Veja mais notícias em Releases

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.