19/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Anatel e empresas prestarão contas ao Senado sobre serviço de telefonia

Publicado em 11 de dezembro, 2012

A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado promove audiência pública nesta quarta-feira (12/12), às 9h, para que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e empresas de telefonia móvel expliquem que investimentos foram feitos e quais as providências tomadas nos últimos meses para melhorar o serviço de telefonia móvel no país.

A realização da audiência foi solicitada pelo presidente da CCT, senador Eduardo Braga (PMDB/AM). Para ele, a oitiva é uma oportunidade para que o Senado e toda a sociedade saibam o que está sendo feito para resolver os problemas como interrupção de chamadas, má qualidade de ligações e ausência de sinal das operadoras em locais onde são pagos para funcionar.

“É a oportunidade ideal para que possam ser apresentados novos e adicionais esclarecimentos pela Anatel e operadoras, tudo com o objetivo de garantir a prestação de um serviço de qualidade aos usuários e também para que não surjam surpresas negativas durante os grandes eventos que serão realizados no Brasil em breve, disse Braga”.

Para debater o tema foram convidados o presidente da Anatel, João Batista de Rezende, e o presidente executivo da Sinditelebrasil – que representa as empresas -, Eduardo Levy. Em agosto passado, Rezende disse que a agência reguladora faria relatórios trimestrais sobre a fiscalização dos planos de investimentos e ações de melhorias no serviço de telefonia celular prometidos pelas empresas.

O comprometimento das operadoras em fazer investimentos para melhorar o serviço de telefonia em todos os estados brasileiros ocorreu após a Anatel, pressionada por milhares de reclamações de consumidores, multar e suspender a venda de chips da OI, Claro e TIM. Com a suspensão, as empresas se comprometeram a investir cerca de R$ 20 bilhões nos próximos quatro anos, sendo R$ 4 bilhões de investimento ainda em 2012. São esses investimentos que as operadoras terão que detalhar na próxima reunião da CCT.

Participação Popular

A audiência pública do próximo dia 12/12 também será aberta à participação popular pelos canais do Alô Senado: telefone (0800-612211), pelo site do serviço Alô Senado, pelo Twitter (@alosenado) e pelo Facebook.

As manifestações dos cidadãos serão encaminhadas à Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) e também para a ANATEL e ao Ministério das Comunicações.

 

 

Veja mais notícias em Releases

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.