A Prefeitura de Manaus colocou em funcionamento, nesta segunda-feira, dia 10, a sexta farmácia gratuita, desta vez no bairro Aparecida. A nova unidade oferece mais de 100 tipos de medicamentos.
No local também está situada a unidade básica de saúde da família da aparecida. Com a inauguração, as comunidades da zona sul passam a ter um serviço mais amplo com a UBSF e o fornecimento gratuito de medicamentos.
Para ter acesso aos remédios a população deve procurar uma das seis farmácias gratuitas no horário de oito da manhã às cinco da tarde, levando receita médica, carteira de identidade e CPF.
A Farmacêutica Vanessa Pedroso reforça que para os remédios pediátricos, o cartão da criança também é obrigatório.
O programa farmácia gratuita foi lançado em março de 2010 e até novembro deste ano realizou mais de 840 mil atendimentos. Foram mais de 34 milhões de medicamentos distribuídos gratuitamente à população.
O objetivo da Prefeitura de Manaus é facilitar o acesso aos medicamentos disponíveis que vão de simples analgésicos a remédios para hipertensão.
As unidades da farmácia gratuita estão localizadas nos terminais de integração T3, T4, T5, uma unidade na Avenida Ephigenio Salles, outra na Avenida Brasil, na Compensa, e agora no bairro Aparecida.
Esta nova farmácia vai ajudar a população que antes tinha que se deslocar para outros bairros tanto para o atendimento em saúde quanto para adquirir os remédios, como ressalta a aposentada Maria de Lourdes.
A sexta farmácia gratuita está localizada na rua Xavier de Mendonça, no bairro Aparecida, zona sul e atende as receitas médicas tanto do sistema único de saúde – SUS, como da rede particular.
Veja mais notícias em Releases