As novas tecnologias usadas no combate à criminalidade e as ações educativas-sociais desenvolvidas pelo Sistema de Segurança Pública do Amazonas estarão sendo divulgadas na 39ª Feira de Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro), que acontece de 24 de outubro a 2 de novembro, no parque de exposições Eurípedes Lins, no bairro Santa Etelvina, na zona norte de Manaus. O evento deve reunir 800 expositores e cerca de 600 mil pessoas, de acordo com estimativas do Governo do Amazonas.
As polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Departamento Estadual de Trânsito (Detran) estarão reunidos em um espaço de 180 metros quadrados, próximo a praça principal do parque de exposições. Pelo menos 60 profissionais devem atuar no local com orientações, exposições e distribuição de material educativo dos programas sociais: Formando Cidadão, Previne, Proerd, Pró-Vida, Equoterapia e Inclusão Digital.
O secretário de Segurança Pública, coronel PM Paulo Roberto Vital de Menezes, destaca que essa aproximação da comunidade com a polícia, por meio da exposição, é primordial para selar essa nova fase de policiamento comunitário, que requer parceria para as ações rotineiras e especiais. “É importante que a sociedade conheça como estamos trabalhando para garantir a paz e segurança de todos”, explicou.
No quesito tecnologia, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) vai apresentar os equipamentos, armamentos e veículos do programa Ronda no Bairro, implantado esse ano na capital do Amazonas. As viaturas, por exemplo, são equipadas com seis câmeras de monitoramento na parte interna e externa, computador para acesso ao SISP e GPS.
O Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) montará uma base de operações para demonstrar como funciona o atendimento emergencial da PM, que vai desde o cadastro da denúncia pelo 190, até o deslocamento da viatura ao local da ocorrência. Dez câmeras de vigilância estão sendo instaladas de forma estratégia em diversos pontos da Feira, e a população poderá acompanhar em tempo real, no stand do Ciops, o monitoramento das imagens.
No campo social, a equipe do Programa de Redução da Violência, do Uso de Narcóticos e Entorpecente (Previne), coordenado pela SSP, mostrará o trabalho de capacitação desenvolvido na capital e no interior do Amazonas, durante nove anos. Vinte mil pessoas participaram dos cursos de prevenção e foram certificadas no combate às drogas. De acordo com a coordenadora do Previne, Edméia Holanda, a meta é também orientar as famílias que visitarem o portal da segurança.”Nós vamos entregar panfletos sobre o mal causado pelo tabagismo, álcool e drogas ilícitas e alertar os pais sobre a importância da educação dos filhos para que não se envolvam com a criminalidade”, disse.
Policiamento reforçado
Durante os nove dias da Expoagro, a Polícia Militar vai empregar 400 policiais militares, divididos por turno, no policiamento ostensivo a pé, motorizado e com a cavalaria. Segundo o comandante de policiamento Metropolitano (CPM), tenente-coronel Gilberto Gouvêa, os policiais estarão no perímetro interno e externo do parque de exposições. “Assim como nos anos anteriores, o nosso efetivo estará 24h no local para garantir a segurança dos expositores e do público que deve prestigiar o evento”, disse
Veja mais notícias em Releases