07/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Inpa recebe Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação para inaugurar nova capacidade da rede acadêmica

Publicado em 01 de outubro, 2012

A implementação potencializa a Rede Metropolitana de Manaus (MetroMao), composta por dez instituições manauaras de ensino e pesquisa, terá uma velocidade de conexão à Internet cinco vezes mais rápida, o que possibilita o aumento da pesquisa e da capacitação na região.

Manaus terá a partir da próxima terça-feira (2) nova capacidade da rede acadêmica nacional com ampliação da velocidade agregada à rede do estado de 200 Mb para 1 Gb/s. A entrega da rede acadêmica nacional, denominada de Rede Ipê, será no Auditório da Ciência, às 10h, no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) com a presença do ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Marco Antonio Raupp.

Para ampliar a velocidade da rede, foi necessário transpor o Rio Solimões, o que não era possível anteriormente com a tecnologia disponível para os sistemas submarinos, por conta da correnteza e da impossibilidade de fixar corretamente os cabos de fibra óptica no leito do rio, de estrutura sedimentar.  Além do Inpa, outras dez instituições de Manaus se beneficiarão, veja a lista completa aqui.

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) é pioneira no acesso à Internet no Brasil, planeja e mantém a rede Ipê, a rede óptica nacional acadêmica de alto desempenho. Com Pontos de Presença em 27 unidades da federação, a rede tem mais de 800 instituições conectadas. São aproximadamente 3,5 milhões de usuários usufruindo de uma infraestrutura de redes avançadas para comunicação, computação e experimentação, que contribui para a integração entre o sistema de Ciência e Tecnologia, Educação Superior, Saúde e Cultura. A RNP é uma Organização Social (OS), associada ao MCTI, responsável pelo Programa Interministerial RNP, que conta com a participação do Ministério da Educação (MEC), da Saúde (MS) e da Cultura (MinC).

“A conexão da região amazônica ao backbone da RNP em alta velocidade sempre foi um objetivo perseguido pelo MCTI e o MEC. Nos últimos anos, com o aumento dos investimentos em ciência e tecnologia nas regiões Norte e Nordeste e a expansão do ensino superior público, a conexão com velocidade multigigabit passou a ser essencial para o uso adequado de aplicações de comunicação e colaboração”, afirma o diretor-geral da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Nelson Simões.

Também durante a visita, o ministro irá inaugurar o Biotério do Inpa, único no país, que contempla toda tecnologia de ponta, integração de sistemas, equipamentos e estrutura adequada para realizar criação e experimentação, construído de acordo com o padrão internacional.  Dessa forma todos os conceitos que foram adotados no Biotério, foram a partir de normativas americanas, visto que o Brasil não possui normativas para construção de Biotérios.

Além do ministro Raupp, estarão presentes o diretor do Inpa, Adalberto Val; o secretário de Ciência e Tecnologia do Amazonas, Odenildo Sena; a diretora executiva da Embratel para o Centro Norte e Nordeste, Maria Teresa Lima; diretor-geral da RNP, Nelson Simões; representantes das universidades federal e estadual do Amazonas; da Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-DHVD); da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam); da Universidade Nilton Lins; do Instituto Federal do Amazonas (Ifam); e da Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi).
Centro de Dados Compartilhados (CDC)

Em 2013, será disponibilizado para a região o Centro de Dados compartilhados (CDC) de Manaus, uma grande central de armazenamento (datacenter), que faz parte do projeto do governo de difusão e desenvolvimento de tecnologia digital no Norte e Nordeste. A construção do CDC viabilizou-se devido à doação de equipamento da empresa chinesa Huawei para a RNP, apontada pelo MCTI como responsável por planejar e gerir a infraestrutura.

Para o Nelson Simões, essa doação contribui decisivamente para o compartilhamento de dados entre as instituições de ensino superior e a pesquisa brasileira. “Complementa a capacidade da rede Ipê, dando suporte e beneficiando especialmente as aplicações daquelas áreas que trocam volumes massivos de dados, como astronomia, clima e tempo, telemedicina, biodiversidade, entre outras”, destaca.

Veja mais notícias em Releases

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.