Os interessados em concorrer a uma das 42 vagas, sendo duas destinadas a comunidade indígena, do curso superior de Tecnologia em Produção Audiovisual, anunciado pelo governador Omar Aziz, durante a realização da oitava edição do Amazonas Film Festival, devem ficar atentos aos prazos para inscrição e pagamento da taxa. O curso é financiado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria Estadual de Cultura, em parceria com Universidade Estadual do Amazonas (UEA).
A iniciativa reafirma o comprometimento do governo Omar Aziz de investir em novas oportunidades de emprego e renda na região a partir da valorização das produções cinematográficas, resultado positivo do trabalho realizado durante todas as edições do Amazonas Film Festival. Inicialmente o curso acontecerá em caráter experimental, já a partir de março de 2013.
As inscrições podem ser realizadas até a próxima sexta-feira (28), tanto para o Vestibular quanto para o Sistema de Ingresso Seriado (SIS), do qual participam alunos do primeiro ano do Ensino Médio e, também do segundo ano (se tiverem participado do SIS em 2011).
Ao longo do segundo semestre, a Universidade trabalhará na consolidação do projeto pedagógico do curso, com duração de cinco semestres, totalizando 2 anos e meio, tempo estimado para a formação de um tecnólogo. Os alunos do curso superior de Tecnologia em Produção Audiovisual terão, a partir dos primeiros períodos, a oportunidade de desenvolverem atividades práticas pertinentes à formação dos profissionais. Conforme acertado entre Secretaria Estadual de Cultura e Universidade Estadual, os estudantes contarão com laboratórios de informática e softwares oferecidos pela Universidade, com os equipamentos necessários às produções disponibilizados pela Secretaria.
A parceria prevê ainda o acesso dos alunos matriculados no curso ao acervo bibliográfico da Casa do Cinema da Secretaria Estadual de Cultura, que, entre outras atividades, presta apoio institucional a produções audiovisuais, curtas e longas-metragens, ficção e documentários, festivais de cinema. Segundo o governador Omar Aziz, o curso irá valorizar e capacitar os profissionais da sétima arte do Amazonas. “Este é só mais um avanço provocado pelo sucesso do Amazonas Film Festival, que a cada ano estimula esse intercâmbio e coloca novos cineastas locais no mercado de trabalho local, nacional e internacional”, destaca Omar Aziz.
De acordo com o Secretário de Cultura, Robério Braga, a criação do curso é importante, devido as grandes mudanças e crescimentos do cinema amazonense nos últimos anos. “Nosso cenário local mudou e muito. Nossas produções já são premiadas em festivais nacionais e internacionais. Estamos gerando bons roteiristas, com destaque até para o interior do Estado e capacitando outros profissionais com cursos a exemplo da capacitação em Cuba”, ressaltou.
Atuações do profissional da área de produção audiovisual
O profissional da área de produção audiovisual pode atuar desde a filmagem, gravação, iluminação, fotografia, sonorização, edição até a gerência de setores técnicos e administrativos, utilizando recursos tecnológicos, equipamentos e ferramentas eletrônicas, empregando técnicas de direção, de pré e pós-produção. Rádio, televisão, estúdios de cinema, agências de publicidade, empresas de marketing, agências de comunicação integrada são também são possibilidades de atuação do tecnólogo em Produção Audiovisual.
As inscrições devem ser feitas neste portal e a taxa pode ser paga em qualquer agência bancária, por meio de boleto gerado no ato da inscrição eletrônica. Os isentos do pagamento da taxa já estão automaticamente inscritos no certame e com isso, não necessitam efetivar nova inscrição no portal da Universidade. A lista de candidatos beneficiados com a isenção das taxas (Vestibular e SIS) poderá ser consultada neste portal.
A aplicação das provas de conhecimentos gerais para o Vestibular acontece nos dias 10 e 11 de novembro. Para o SIS, as provas acontecem no dia 12 de novembro de 2012.
Veja mais notícias em Releases