O Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) divulga a programação oficial da Semana da Pátria e do Amazonas/2012. Neste ano, com o tema “Amazonas: terra de oportunidades” as atividades programadas terão como objetivo evidenciar os fatos históricos que marcaram a proclamação da República e a autonomia administrativa do Amazonas, buscando favorecer junto à sociedade o civismo e o respeito aos símbolos pátrios.
5 de Setembro
No dia em que se comemora a Elevação do Amazonas à categoria de Província (5 de setembro) as atividades serão iniciadas às 8h, na Praça da Saudade (centro de Manaus) com a homenagem póstuma ao primeiro presidente da Província do Amazonas: João Batista de Figueiredo Tenreiro Aranha.
Na sequência, às 17h, no Centro de Convenções (Avenida Pedro Teixeira) será realizado o tradicional desfile cívico escolar, que este ano reunirá mais de 10 mil estudantes de escolas públicas e militares de Manaus, além de entidades educacionais e sociais.
A programação do desfile terá como base o tema da Semana da Pátria e do Amazonas – “Amazonas: terra de oportunidades” – onde estudantes de todas as zonas da cidade de Manaus apresentarão painéis ilustrativos ressaltando as características empreendedoras e naturais do Estado do Amazonas.
7 de setembro
No dia 7 de setembro, data em que se celebra a Independência do Brasil, será realizada, às 17h30, a cerimônia de ‘Abafamento do Fogo Simbólico’ e logo depois, às 18h terá início, também no Sambódromo, o Desfile Militar, reunindo as Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica), Policia Militar e Corpo de Bombeiros.
A organização da Semana da Pátria ressalta à população que este último evento – o Desfile Militar – diferentemente dos anos anteriores quando foi realizado no período da manhã, está programado para as 18h, encerrando com ele as atividades da ‘Semana’.
Programação geral
|
Dia |
Evento |
Local |
Horário
|
|
01/09 |
Benção e corrida do fogo |
Concentração – Igreja São Paulo Apóstolo, nc 21- Cidade Nova 5 |
7h |
|
01/09 |
Abertura da Semana da Pátria |
Ceti Elisa Bessa – Rua Itaúba s/n Jorge Teixeira 5 |
8h15 |
|
05/09 |
Homenagem a Tenreiro Aranha |
Praça da Saudade |
8h |
|
05/09 |
Desfile escolar |
Centro de Convenções (sambódromo) |
17h |
|
07/09 |
Cerimônia de “Abafamento do Fogo Simbólico” |
Centro de Convenções (sambódromo) |
17h30 |
|
07/09 |
Desfile Militar |
Centro de Convenções (sambódromo) |
18h |
Homenagens:
Vulto Nacional: Dom Eugênio de Araújo Sales
Nascido em Natal, Rio Grande do Norte, na Fazenda Catuana, foi batizado na igreja Matriz de Nossa Senhora da Guia, em Acari, no dia 8 de novembro de 1920. De família muito católica, era bisneto de Cândida Mercês da Conceição, uma das fundadoras do Apostolado da Oração na cidade de Acari.
Realizou seus primeiros estudos em Natal-RN, inicialmente em uma escola particular, passando pelo colégio Marista e finalmente, em 1931 ingressou no seminário menor. Realizou seus estudos de Filosofia e Teologia no Seminário da Prainha em Fortaleza, no período de 1931 a 1943.
Foi ordenado sacerdote pelas mãos de Dom Marcolino Esmeraldo de Sousa Dantas, bispo de Natal, no dia 21 de novembro de 1943, na mesma igreja onde recebera o batismo.
Ao longo dos seus 91 anos de vida, Dom Eugênio Sales dedicou 58 anos ao episcopado, dos quais 30 deles esteve à frente da Arquidiocese no Rio de Janeiro, falecendo no dia 9 de julho de 2012.
Foi um dos criadores das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e da Campanha da Fraternidade. Enquanto esteve à frente do Arcebispado do Rio de Janeiro ordenou 169 sacerdotes, um número recorde. Ocupou cargos no Vaticano, totalizando 11 cargos em congregações, conselhos e comissões.
Sua ação social, dentre dezenas de ações, destacam-se pela criação da Pastoral Carcerária e também de centros de atendimento a portadores de AIDS.
Vulto Estadual: Professor Walmir Prado de Alencar
Profissional de Educação Física desde 1970, formado pela Universidade Federal do Espírito Santo. Com formação polivalente, dedicou-se as várias áreas da Educação Física, especializando-se em handebol feminino e trazendo para o Amazonas o título de campeão estudantil – JEB’S. Foi o responsável por posicionar a seleção feminina de handebol no cenário nacional no período de 1978 a 1989. Em 1985 participou como auxiliar técnico na seleção brasileira feminina de handebol. Por seis anos foi vice presidente da Federação Amazonense de Handebol e posteriormente a presidiu por oito anos.
Em 2011, foi convidado pela Confederação de Handebol para fazer parte da Delegação Mundial do Campeonato de Handebol feminino. Atualmente é participante do Centro de Alto Rendimento da Sejel, acompanhando e revelando atletas.
Mulher Amazonense: Maria do Perpétuo Socorro da Costa Dias
Fundadora e presidente da Associação de Apoio às Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais (AAPPNE), entidade amazonense fundada em 2005 e que presta atendimento a portadores de necessidades especiais e seus familiares.
Formada em 1987 pela Faculdade Integrada Augusto Motta (Suam-RJ); pós graduada em “Socialização de Deficientes e Marginalizados” e em “Responsabilidade Social”, desenvolveu de trabalhos voluntários em comunidades de baixa renda, realizando orientações de como melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência, focando a importância do apoio da família.
Entre os anos de 1997 e 2006 trabalhou na Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) como fisioterapeuta, desenvolvendo um trabalho de orientação domiciliar junto a pacientes acamados. Desde 1997 dedica-se ao atendimento domiciliar e hospitalar na cidade de Manaus.
Veja mais notícias em Releases