08/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Divulgada lista de alunos vencedores do “3º Concurso sobre Tabagismo”, organizado pela Semsa

Publicado em 22 de agosto, 2012

A Prefeitura de Manaus divulgou, nesta quarta-feira, dia 22, o resultado do “3º Concurso sobre Tabagismo”, voltado para alunos das escolas públicas das redes municipal e estadual de ensino, da capital.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Francisco Deodato, a premiação dos vencedores das três categorias – desenho; história em quadrinhos; e vídeo de 1 minuto, está prevista para o dia 29 deste mês, como parte das ações do Dia Nacional de Combate ao Tabagismo.

Organizado pelo Programa de Prevenção e Controle do Tabagismo da Secretaria Municipal de Saúde – Semsa, o concurso integra as atividades do Programa Saúde na Escola e teve a parceria das secretarias municipal de estadual de Educação – Semed e a Seduc, Fundação Cecon e Liga Amazonense contra o Câncer – LACC.

A categoria Desenho foi disputada por alunos de 1º a 5º ano. História em Quadrinhos foi a categoria para estudantes de 6º ao 9º ano. Alunos do ensino médio puderam participar com a produção de um vídeo de 1 minuto. “Fumar: faz mal pra você, faz mal pro planeta” foi o tema definido para inspirar os participantes.

A coordenadora municipal do Programa de Controle do Tabagismo, enfermeira Marlene Lessa, destaca que o concurso tem a finalidade de envolver a comunidade e a escola nas discussões sobre este agravo.

Os trabalhos premiados poderão ser utilizados, posteriormente, no material educativo produzido para dar suporte às ações de prevenção e combate ao tabagismo, principalmente, entre o público infanto-juvenil.

Em Manaus, segundo pesquisa divulgada recentemente pelo Ministério da Saúde, 11,8% da população maior de 18 anos se declaram fumantes. Marlene informou que estudos apontam que 90% dos fumantes iniciam o consumo do cigarro antes dos 19 anos, o que mostra a importância de reforçarmos as campanhas de prevenção entre adolescentes e jovens.

A Banca Avaliadora do concurso foi formada por oito membros, todos profissionais das áreas da Saúde e da Educação. Os primeiros colocados em cada uma das três categorias vão receber como prêmio uma bicicleta. Os segundos e terceiros colocados receberão um aparelho MP4.

Confira a lista dos vencedores:

Categoria: Desenho – 1º ao 5º ano
1º Lugar: Kendril Souza Bentes (Escola Municipal Profª Graciele Fernandes Zany)
2º Lugar: Anderson Correia Capucho (Escola Estadual Wilma Vitoriano Geber)
3º Lugar: Fabrício de Souza Tavares (Escola Estadual Sem. Flávio da Costa Brito)

Categoria: História em Quadrinhos 6º ao 9º ano
1º Lugar: Ivandro Lopes da Silva (Escola Estadual Letício de C. Dantas)
2º Lugar: Druly Andrews Bentes Almeida (CETI Cinthia Régia)
3º Lugar: Adrianne da S. de Lima (Escola Municipal Anastácio Assunção)

Categoria: Vídeo de 1 minuto – Ensino Médio
1º Lugar: Ewerton da Rocha Lira (Escola Estadual Maria Amélia do Espírito Santo)
2º Lugar: Rildo Amorim da Silva Júnior (Escola Estadual Aldeia do Conhecimento Profª Ruth Gonçalves)
3º Lugar: Gleidson Iverton Diniz Marques (Escola Estadual Letício de C. Dantas)

Veja mais notícias em Releases

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.