22/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Pelos rios do Amazonas, barcos do Sebrae levam conhecimento e apoio aos empreendedores do interior

Publicado em 30 de julho, 2012

Desde o dia 23 de julho, os rios do Amazonas passaram a ser um aliado importante do Sebrae na missão de levar apoio e conhecimento aos empreendedores, em especial os que atuam nos municípios mais longínquos do Estado.

Trata-se de três embarcações, as mesmas usadas tradicionalmente no transporte de passageiros que viajam pela Amazônia, que, ainda este ano, deverão passar por mais de 40 municípios, abrangendo as calhas dos rios Amazonas, Rio Negro, Rio Madeira, Rio Solimões e entorno de Manaus.

A iniciativa é nova e começou no dia 23 de julho com a viagem de dois barcos, um partindo do município de Maués (a 258 quilômetros de Manaus), passando pelos municípios de Boa Vista do Ramos e Barreirinha; o segundo barco zarpou no mesmo dia, saindo de Barcelos (a cerca de 400 quilômetros de Manaus) passando por Santa Isabel do Rio Negro e São Gabriel da Cachoeira, na região conhecida como Alto Rio Negro.

O objetivo é utilizar embarcações tradicionais como meios de transporte e local de atendimento para empreendedores do interior do Estado, localizados nos chamados territórios da cidadania. Cada viagem é composta de um grupo de cinco tripulantes e mais uma equipe do Sebrae composta de técnicas das áreas de atendimento, educação empresarial e desenvolvimento territorial. “Estamos utilizando um meio de transporte comum na Amazônia, mas também estamos inovando no sentido de que esses barcos permitem a redução de custos com deslocamento de funcionários e oferece agilidade para as visitas aos municípios”, avalia o diretor-superintendente do Sebrae no Amazonas, Nelson Rocha.

Territórios da Cidadania são grandes regiões localizadas nas principais calhas dos rios onde está um conjunto de municípios nos quais o Sebrae vai desenvolver diversas ações de capacitação, treinamento, consultorias, formalização e projetos setoriais, a fim de promover o desenvolvimento econômico dessas áreas que apresentam baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

No próximo dia 30 de julho, a o terceiro barco empreende outra viagem, desta vez passando pelos municípios Benjamin Constant (a 1.118 quilômetros de Manaus) e Atalaia do Norte (a 1.136 quilômetros de Manaus). Já no dia 06 de agosto, a quarta visita será aos municípios de Borba, Novo Aripuanã e Manicoré. Cada viagem tem duração média de até 8 dias.

A meta é visitar ao menos 20 municípios até o final de agosto, buscando atender o maior número possível de empreendedores formais e informais. Além dos barcos, uma vã equipada para atendimento vai percorrer os municípios do entorno de Manaus, com a meta de atender 400 empreendedores. “Todo essa mobilização nós chamamos de Sebrae Itinerante, e vamos aperfeiçoar este trabalho, com o intuito de levar conhecimento e oportunidades de crescimento aos pequenos negócios do interior”, finaliza a gerente da Unidade de Desenvolvimento Territorial do Sebrae no Amazonas, Socorro Correa.

Veja mais notícias em Releases

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.