01/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Mudas de árvores ainda são alvo de vandalismo em Manaus

Publicado em 26 de julho, 2012

Apesar das constantes discussões sobre a importância da arborização para o meio ambiente, mudas de plantas e árvores ainda são alvo de atos de vandalismo, praticados em Manaus.

Nos últimos três anos e meio, a Prefeitura plantou quase 80 mil mudas, das quais 69% sofreram algum tipo de vandalismo.

O percentual representa mais de 55 mil. Números que preocupam a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade – Semmas, como ressalta a chefe de divisão de arborização e paisagismo do órgão, Rosimary Bianco.

Os custos para fazer a reposição dessas mudas também são altos. Uma muda com dois metros e meio de altura custa, em média, cem reais.

O diretor de arborização da Semmas, Heitor Liberato, informou que em algumas áreas da cidade, como a Avenida André Araújo, o replantio teve que ser feito cinco vezes.

Entre as espécies, Mogno, Seringueira, Pau-Brasil, Ipê, Pau-Pretinho, além de dezenas de espécies frutíferas. Ainda de acordo com o diretor de arborização da Semmas, a multa por destruição de espécies arbóreas pode variar de 3.600 a 35 mil reais.

No atual viveiro, onde são produzidas as mudas, localizado no Instituto Federal do Amazonas, na zona leste da cidade, são mais de 400 mil unidades, de vários tamanhos, prontas para serem plantadas.

Veja mais notícias em Releases

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.