O município de Boca do Acre (a 1.028 quilômetros de Manaus) detém agora um dos maiores parques de exposição agropecuária do Estado. Inaugurado na última sexta-feira, o parque recebeu a 1ª Exposição Agropecuária de Boca do Acre (ExpoBoca), encerrada neste domingo, 10 de junho. O município detém o maior rebanho bovino do interior do Estado, com mais de 362 mil cabeças de gado. De acordo com pecuaristas, parque abe novos mercados.
Fruto de um investimento de R$ 2,4 milhões do Governo do Estado e da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), o parque de Boca do Acre tem uma área de 90 mil metros quadrados, dotada de espaço para leilão de pequenos e grandes animais, praça de alimentação, alojamentos, banheiros, pavilhões de exposições e arena de shows.
De acordo com o secretário de Produção Rural do Amazonas, Eron Bezerra, o parque traz a possibilidade de novos mercados, introdução de tecnologias, troca de informação e experiência. “Estamos disponibilizando aqui apoio técnico aos produtores, por meio do Idam (Instituto de Desenvolvimento Agropecuário Sustentável do Amazonas), isso vai elevar ainda mais a qualidade do rebanho desta região”, frisou.
Para um dos maiores criadores de gado da região, Cândido Braga Barcelos, a exposição beneficia não só os pequenos produtores. Ela serve para atrair investidores de outras regiões do país. “Somos conhecidos por deter os melhores gados e livres de febre aftosa. Agora os grandes investidores do ramo terão como ver de perto o que fazemos neste seguimento”, comentou.
O produtor rural de frutas e hortaliças, Francisco Geraldino de Souza, 67, aproveitou a linha de crédito especial, oferecida na ExpoBoca pela Agência de Fomento do Amazonas (Afeam), para comprar um caminhão de carga.
“Eu não tinha condições de comprar um desses pelo preço e forma de pagamento que as lojas ofereciam. Além de economizar com frete eu poderei pagar a juros baixos e em dez anos”, comemorou o agricultor.
Veja mais notícias em Releases