Nesta quarta-feira (6), às 10h, o governador Omar Aziz fará o lançamento do Programa Amazonas Digital para as escolas da rede estadual de educação. O evento será realizado na Escola Estadual de Tempo Integral Irmã Gabrielle Cogels, que é uma das nove escolas que já começa a usufruir do programa a partir desta quarta-feira. A escola, que sediará o evento de lançamento, está localizada na rua Barroso, s/nº, bairro Puraquequara, zona leste. A ação faz parte do processo de expansão do Programa Amazonas Digital na capital e no interior do Estado. A previsão é que todas as escolas da rede estadual, localizadas em Manaus, recebam tecnologia wireless, até o fim do ano.
O programa tem a missão de facilitar o acesso da população à internet e a novas tecnologias, a fim de promover a inclusão digital do cidadão. É coordenado pelas Secretarias de Estado de Planejamento (Seplan), Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e de Educação (Seduc) e executado pela empresa Processamento de Dados do Amazonas S/A (Prodam). De acordo com o secretário estadual de educação, Gedeão Amorim, o programa é importante para dinamizar o processo de ensino e disseminar o uso de novos tecnologias em prol da Educação.
O diretor presidente da Prodam, Tiago Paiva, esclarece que a partir da implantação do programa, alunos e comunidade poderão ter acesso gratuito à internet sem fio, por meio de aparelhos móveis pessoais como laptop, netbook, celular, tablet, entre outros aparelhos. O usuário deve se conectar na rede Amazonas Digital, através de aparelho móvel, com capacidade para internet wireless (Wi-Fi), fazer seu cadastramento prévio (fornecendo, no login, número de CPF e nome completo).
Em Manaus, a população já conta com 21 pontos de acesso gratuito à internet, por meio do programa Amazonas Digital. Com a inclusão das escolas da capital, o alcance do programa será ampliado significativamente. No interior, o sistema está em funcionamento em 15 municípios – Tabatinga, São Gabriel da Cachoeira, Japurá, Eirunepé, Boca do Acre, Carauari, Tefé, Coari, Barcelos, Humaitá, Manicoré, Manacapuru, Maués, Itacoatiara e Presidente Figueiredo. Nestes locais, 49 órgãos públicos têm acesso à internet através do Programa, além da população que pode acessar a internet, gratuitamente.