24/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Escolas do Amazonas aplicarão novo projeto de estímulo à leitura

Publicado em 21 de maio, 2012

A partir deste mês, as escolas públicas estaduais do Amazonas que trabalham com a modalidade de ensino fundamental passarão a aplicar um novo programa de incentivo à leitura. Denominado de ‘Projeto Trilhas’ a nova proposta será aplicada também em várias regiões do Brasil e é uma iniciativa da Fundação Natura em parceria com as Secretarias de Educação e o Ministério da Educação.

O projeto contemplará o repasse de materiais didáticos diferenciados a mais de 50 mil estudantes e educadores da rede pública e iniciou nesta última semana com um ciclo de formação coordenado em Manaus pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), pela União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e organizações parceiras.

De acordo com a representante da Seduc e coordenadora regional do projeto, professora Francisca Hermóneges, a iniciativa virá para somar-se aos vários programas de incentivo à leitura e à escrita, desenvolvidos pelo Governo do Estado, via Seduc, e será aplicado em escolas de 41 municípios do Amazonas, incluindo Manaus. “O projeto favorecerá o desenvolvimento dos alunos por meio do incentivo à escrita e à oralidade. Um dos diferenciais serão os materiais didáticos que já estão sendo repassados às escolas e que incluem cartilhas e coleções de livros específicos sobre gêneros textuais, em linguagem específica para crianças”, explicou Francisca Hermógenes.

As cartilhas e coleções, segundo a coordenadora regional do projeto ‘Trilhas’, objetivam facilitar o entendimento e compreensão dos mais jovens por meio do lúdico. “Com os materiais didáticos, as crianças compreenderão os assuntos por meio de fascículos que ilustram a importância da leitura, da escrita e da oralidade por meio de ‘canções’, ‘lendas’, ‘jogos’, ‘rimas’, dentre outros”, disse Francisca, acrescentando que os professores e gestores também receberão material específico para a condução dos trabalhos.

Com a perspectiva de atender a mais de 50 mil estudantes no Amazonas, o projeto iniciou regionalmente com um ciclo de formação, conduzida pela professora e pedagoga da Ufam, Rosilene Marinho e cuja primeira turma teve os trabalhos concluídos no último dia 18. As formações seguintes, envolvendo educadores da capital e do interior, serão concluídas no dia 29 de maio, em Manaus.

Veja mais notícias em Releases

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.