01/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Autores amazonenses terão livros lançados na Bienal

Publicado em 24 de abril, 2012

Durante a programação da I Bienal do Livro Amazonas, várias publicações amazonenses serão lançadas pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura. O primeiro a ser lançado será “Meu amigo livro” do jornalista e cartunista Mário Adolfo, que poderá ser encontrado no estande da CULTURA, já no dia da abertura da Bienal, sexta-feira (27). A cerimônia de lançamento de “Meu amigo livro” será às 13h, todos estão convidados a participar.

“No total, o Governo do Amazonas reeditou 19 livros e editou 39 para serem lançados durante a Bienal. São diversos títulos, dos mais diferentes assuntos como brincadeiras infantis, patrimônio imaterial e indígenas, de grandes autores amazonenses, como Leyla Leong, Joaquim Melo, Mário Adolfo, Jhones Pereira, Miguel Sampaio, Ana Maria Oliveira de Souza, Cristian Pio e muitos outros. Lançar estas obras é deixar o registro da história do Amazonas a gerações futuras, foi pensando nisso que o Governador Omar Aziz determinou a edição desses livros e também com o objetivo de valorizar e estimular o trabalho desses autores. E isto é só o começo, a intenção é lançar muitos outros títulos nos próximos anos”, explica Robério Braga, secretário de cultura.

“Meu amigo livro” é uma gostosa aventura do personagem Curumim e seus amigos, que conta a história do livro, numa viagem cheia de informação, traços coloridos e humor. Um piloto de helicóptero, desastradamente, deixa cair um livro sobre uma aldeia indígena encravada na floresta Amazônica. A aldeia em questão é justamente a do Curumim, considerado o último herói da Amazônia. Intrigados, seus amiguinhos bichos a tartaruga Sarah Patel, o jacaré Tinga, o papagaio Lourival e a indiazinha Murupi questionam de que se tatá aquele estranho objeto. É neste momento que o Curumim chega para explicar que se trata de um livro, a maior invenção do homem branco.

É assim que começa a trama de “Meu Amigo Livro”, de autoria do jornalista e cartunista amazonense, Mário Adolfo, que publica a “Turma do Curumim”, há 29 anos.  Para explicar o que é um livro, o indiozinho vem à cidade grande, faz uma pesquisa na Biblioteca Pública e retorna à floresta  para contar a história do livro aos  seus amigos e, claro, para os leitores que folhearem a obra.

Veja mais notícias em Releases

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.