Deus é Luz

Todo genuíno cristão crê que o testemunho e a mensagem dos apóstolos bíblicos foram registrados no Novo Testamento e, exatamente por isso, são a única e sólida base para a fé e a vida cristã.  Assim sendo, o Novo Testamento é produto dos apóstolos e eles por sua vez foram produtos de Jesus Cristo, logo, os únicos apóstolos dignos de crédito são aqueles que nos legaram o Novo Testamento, onde encontramos tudo quanto o Senhor Jesus quis que Sua igreja de todos os tempos e épocas cresse e vivesse.

Dessa forma deveríamos dar ouvidos a mensagem que os apóstolos ouviram diretamente do próprio Jesus e o apóstolo João, em sua Primeira Carta, nos ensina: “E a mensagem que dele ouvimos e vos anunciamos é esta: Deus é luz, e nele não há treva alguma” 1 João 1: 5.

A “luz” nas Escrituras Sagradas simboliza, em primeiro lugar, pureza moral. As trevas, por sua vez, simbolizam a iniquidade. Assim sendo, dizer que Deus é “luz” significa dizer que a Sua perfeição moral é absoluta. Por isso, Ele não pode ser tentado pelo mal e também não tenta a ninguém, Tiago 1: 13. No entanto, a “luz” também simboliza a revelação, pois, assim como é próprio e característico da luz brilhar e reluzir, assim também, um dos atributos de Deus é revelar-se. Deus deleita-se em dar-se a conhecer, por isso, Ele se revelou tanto através das obras das Suas Mãos, o Universo, como também através das Suas intervenções na história humana e acima de tudo, por intermédio da Sua Palavra.

Isso significa que, Deus não quer ser um ilustre desconhecido; Ele não quer que Sua criatura o desconheça, substituindo-O por falsos e ilusórios ídolos por causa da ignorância. Sim, Deus se revelou, se Auto-revelou, se deu a conhecer, ou seja, Ele brilhou e reluziu como a luz, logo, através do registro da Sua revelação, a Bíblia Sagrada, podemos saber quem Ele é; Seu propósito ao criar; o sentido último da vida; o alvo derradeiro da criação; a razão porque a criação e a criatura encontram-se caídos, gerando uma história de sofrimentos intensos e injustos até os nossos dias, enfim, pela revelação os olhos humanos são abertos, o coração é instruído e o espírito é visitado pelo conhecimento divino.

A implicação e aplicação prática da verdade de que Deus é luz é que, quem de fato nele crê e com Ele vive, não anda em trevas, ou seja, não crê e nem se conduz de acordo com doutrinas e valores morais que sejam distintos daqueles revelados pelo próprio Deus através de Jesus Cristo. Portanto, fica evidente que há uma absoluta incompatibilidade entre Deus, que é luz e está na luz, e uma vida de trevas, iniquidades, pecados e corrupções.

Por outro lado, confessar que Deus é luz de todo coração implica em andar na luz, vivendo cada dia de acordo com a revelação proporcionada graciosamente por Ele. Logo, ler, estudar, conhecer a Bíblia é o guia infalível para quem quer ser coerente com sua fé e sua vida pessoal moral e espiritual. Sim, Deus é luz e quem anda em trevas, mente e se engana quando diz que está em comunhão com Ele.

Jorge Max

Jorge Max

Jorge Max é pastor da Igreja Batista Constantinópolis, em Educandos.

Veja também
1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. jean paulo disse:

    paz do senhor pastor jorge max cada dia que passa tenho a certeza que o senhor e homem de DEUS,creio que o senhor ganhara muitas almas para JESUS CRISTO