19/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Obama recebe, em 90 dias, projeto que agiliza concessão de visto para brasileiros

Publicado em 20 de janeiro, 2012

Dentro de 90 dias, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, vai receber a proposta do projeto-piloto para dar mais agilidade à concessão de vistos para brasileiros e chineses.  Anunciado ontem (19) pela Casa Branca, o projeto em estudo pretende reduzir o tempo de espera para a obtenção do visto em torno de 40%. A meta é garantir que, em até três semanas, 80% das pessoas que entram com pedido de visto sejam atendidas.

Também está em estudo a possibilidade de liberar viajantes brasileiros e chineses, em casos específicos, das entrevistas feitas para a concessão do visto de entrada no país. Um dos casos é o do pedido de renovação do visto. No entanto, se o turista for considerado de “alto risco” para a segurança norte-americana, a entrevista continuará sendo obrigatória. No comunicado em que anunciou a medida, a Casa Branca não detalha o que seria “alto risco”.

Segundo a Casa Branca, os brasileiros e os chineses são os que mais gastam nos Estados Unidos quando visitam o país.

De acordo com informações da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, as autoridades examinam como será a execução da medida e os detalhes adotados nos novos procedimentos.

Atualmente, o brasileiro que solicita o visto deve preencher formulários na internet, agendar um dia para comparecer à representação diplomática – à embaixada em Brasília ou aos consulados em Recife, São Paulo e Rio de Janeiro – onde será submetido ao recolhimento de impressões digitais e fará uma entrevista. Pessoas com mais de 80 anos são dispensadas desse processo.

A Embaixada dos Estados Unidos informou que, em 2011, foram concedidos cerca de 1 milhão de vistos apenas no Brasil, registrando aumento de 51% em comparação ao ano anterior. A expectativa é que, até 2016, haja um crescimento de 274% no número de visitantes brasileiros nas cidades norte-americanas em relação os volume registrado em  2010. No Brasil, 95% dos vistos solicitados são aprovados.

 

Informações da Agência Brasil

Veja mais notícias em Releases

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.