Camelôs, o grande teste para Amazonino

O prefeito Amazonino Mendes tem dito que não é candidato à reeleição. É um jogo. O ônus da candidatura é grande para ele e quanto mais para a frente empurrar a disputa melhor. Mas há vantagens se estiver mesmo falando sério e a primeira delas é poder governar a cidade sem precisar fazer média com “A” e “B”. Uma boa forma de mostrar que está falando sério é se organizar, desde agora, os camelôs do Centro de Manaus.

No final de 1991, há 20 anos, portanto, o então prefeito de Manaus Arthur Virgílio retirou os ambulantes. Tinha em mãos pesquisas que apontavam queda brusca no repasse do ICMS, por conta dos mais de 10 mil camelôs que atuavam no Centro, e estava sendo pressionado por comerciantes regulares. Proliferavam depósitos abarrotados de bugigangas. O empresário Jumbo Miranda, do Sukatão, tornou-se bilionário com esse exército de mão de obra gratuita e outros o seguiam a passos largos.

A retirada foi feita pela Polícia Militar, com anuência direta do então governador interino, Vivaldo Frota. Seguiu-se uma guerra surda entre camelôs, insuflados pelos ricos fornecedores, e a guarda municipal. Nesse meio tempo, Arthur retirou em definitivo as lixeiras viciadas que existiam atrás da antiga Lobrás, na esquina da Eduardo Ribeiro com a Henrique Martins e na Marcílio Dias com a Praça da Polícia, entre outros pontos do Centro.

Bastou, porém, que o prefeito seguinte baixasse a guarda, fizesse vistas grossas e os ambulantes voltaram em massa. Hoje, eles fazem da Eduardo Ribeiro um beco qualquer e, diante da Copa do Mundo de 2014, Amazonino – que sucedeu Arthur na Prefeitura e foi responsável pela volta deles – tem o desafio de retirá-los.

Todos sabem que a retirada dos camelôs se tornou um calcanhar de Aquiles para Arthur Virgílio, em suas pretensões de cargos no Executivo. Nem 20 anos nem a constatação dos problemas desse comércio – que retira do trabalhador os direitos ao INSS e ao FGTS ou qualquer outro formal, transformando-o numa espécie de escravo branco do fornecedor – mudaram essa realidade.

Amazonino, prudentemente, sabe que não pode simplesmente retirar os camelôs. O primeiro passo é construir uma alternativa. Chegou a montar um camelódromo improvisado, no porto de Manaus, mas o Ministério Público Federal e a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antac) barraram suas intenções – até porque o Roadway é um patrimônio histórico e precisa ser protegido.

A questão é que o camelódromo definitivo via sendo construído a passos muito lentos. E o tempo, antes da Copa, corre como numa ampulheta há muita virada de cabeça para baixo.

Os camelôs são apenas um símbolo. Candidato à reeleição, Amazonino não conseguirá sequer retirar os ônibus executivos excedentes, que invadiram a cidade em sucessão aos alternativos e às Kombis Lotação. Desautorizará o necessário “choque de ordem”. Não poderá sequer combater os abusos dos permissionários de locais públicos, como o Parque Cidade das Crianças e a Ponta Negra, onde os preços praticados são escorchantes – um coco a R$ 4 é um absurdo.

Se não for candidato, o prefeito tem a obrigação de agir desde já contra tudo isso. Começando por retirar os “fixos” porque, como repete o poeta Aldísio Filgueiras, Manaus é o único lugar do planeta onde os ambulantes têm pontos fixos. Há inúmeras edificações no meio da rua, representando um obstáculo para bombeiros e ambulâncias, entre outros transtornos, fora o fato de ocuparem espaço que deveria ser de todos.

Depois, não candidato, pode também eliminar os “industriais” do ramo, que têm dezenas de bancas espalhadas no Centro e cobram de quem as ocupa.

Amazonino sabe muito bem que todo político precisa de poder ou perspectiva de poder, senão até seus auxiliares mais próximos começam a se rebelar e fica difícil conduzir a administração. Não poderá ficar muito tempo sem definir sua situação, embora tenha até junho, prazo final das convenções partidárias, para decidir se disputa ou não a reeleição.

Mesmo se não disputar terá que trabalhar muito para virar um grande eleitor, pairando acima dos candidatos e sendo cortejado por todos, como parece sonhar.

Manaus clama por um prefeito que aja com firmeza e não se paute apenas por interesses eleitorais que se fortalecem a cada dois anos.

Veja também

10 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Renan Alves disse:

    Primeiro, por que construir um camelódromo no centro da cidade, quando o ideal seria construir um em cada bairro populoso, como, por exemplo, a Cidade Nova e o São José, que, ainda tem áreas livres para isso. Segundo: o Prefeito tem que parar com essa mania de achar que eles são pobres coitados. Muito pelo contrário. Lucram muito, pois não pagam imposto algum, ocupam o espaço público sem serem importunados (eles importunam os pedestres e os condutores de veículos), usam a energia direto do poste,em plena luz do dia, não pagam água, não recolhem para a previdência, muitos são empregados de comerciantes contrabandistas, outros praticam eles mesmos o contrabando e ainda fazem pouco das autoridades, pois sujam a cidade e não limpam, deixando o trabalho para a Prefeitura.Fora aqueles que ainda pagam vigias para guardar as vagas, como um abusado gordinho que fica sentado quase no meio da rua, na Av. Sste de Setembro, ao lado da Igreja da Matriz. O cara é muito abusado. Se a Prefeitura quiser tem o amparo da lei, que já existe. Quem resistir, porrada. Se algum vereadorzinho de merda se meter, querendo fazer politicagem, porrada nele também. O que não dá mais para aguentar é voce ficar impedido de transitar no centro, a pé ou de carro, por contga desse bando que tomou conta da área, aliados a outro bando, que é o dos flanelinhas. Se a imprensa também quiser, consegue fazer gravações camufladas, flagrando a venda de área, como, por exemplo, entre a Av. Sete de Setembro e a Rua Dez de Julho. É só ir lá.

    1. SERGIO disse:

      concordo em genero numero e grau, estamos precisando de mais açao e menos politicagem deste bando de safados

  2. Maria Jose disse:

    Realmente o centro da cidade é um caos, uma bagunça generalizada, vamos vê quem será “o cara” pra acabar com essa farra.

  3. Sonia disse:

    Concordo em gênero número e grau com o leitor Renan Alves…falta apenas atitude e vontade política para organizar e colocar por fim essa bangunça generalizada que se tornou o centro de nossa querida Manaus. Acorda Prefeito!

  4. Enola homes disse:

    O AMAZÔNINO e os vereadores que apóiam esse bando,tinham que entender que eles iriam perder os votos desses poucos,mas iriam ganhar votos de todos os outros eleitores que clamam por organização e o direito de transitar nas ruas do centro.Que a imprensa não venha fazer entrevista ou imagem mostrando esses ambulantes como pobre coitados e pais de família, que isso eles não são.Toda uma população está sendo prejudicada por causa deles que não pagam impostos,enquanto nós ficamos sentindo vergonha do centro da nossa cidade.Quando vamos ter um verdadeiro Manaura no poder?

  5. Administrador disse:

    O centro é um lixo! vamos passar vergonha na copa se nada for feito! tbm estou esperando um prefeito cabra macho que vai resolver isso, creio que não será o Negão.

  6. Administrador disse:

    Aliás, esperando um prefeito que vai meter a mão nesse saco de merda…

  7. Augusto disse:

    lembro me que antigamente , proximo ao Mercado Municipal,
    era facil achar os famosos vendedores de Cafezinho, que com suas garrafas termicas em Punho rodavam a area oferencendo a agradavel bebida.
    Hoje , proximo ao mercado só se encontram vendedores de Cachaça a retalho…isso mesmo os vendedores de café deram Lugar aos Vendedores de Cachaça…e são varios e ainda com ponto fixo….cachacinha…limão.
    Pobre da cidade que não preserva seus valores fundamentais.

  8. Nivaldo Amorim disse:

    Sabemos o quanto é prejudicial a formula +camelo+, sabemos também que este povo precisa de trabalho se o nosso prefeito * governo . Olha o exemplo do Ceara.Nap existe camelo nas ruas, isto porque eles possuem uma area deles, todos eles pagam imposto, o SEBRAE cadastrou cada um como emprendedor, com direito a aposentadoria e todos os beneficios e isso pode ser feito aqui, basta querer

  9. Minho disse:

    Notícias sobre luta de minotauro http://www.ufccombate.com.br