O senador Eduardo Braga (PMDB) participa da 125º Assembleia da União Interparlamentar, que reúne parlamentares de 140 países. O encontro iniciou no domingo (16) e ocorre até esta quarta-feira (19) em Berna, na Suíça. Na ocasião, os membros irão escolher os presidentes e vice-presidentes da Assembleia e discutir os temas propostos para o próximo evento, em 2012.
Entre esses temas estão a promoção e a prática de boa governança como meio de favorecer a paz e a segurança, com o objetivo de tirar lições de eventos recentes no Oriente Médio e Norte da África; redistribuição de poder, não somente de riqueza, e definição de agenda internacional. Outro tema proposto para discussão será o acesso à saúde como direito básico e o papel dos parlamentos nos desafios para assegurar a saúde de mulheres e crianças.
Ainda durante a Assembleia haverá painel de discussão sobre a reforma dos mercados financeiros e reuniões para debater assuntos relacionados com as Nações Unidas, além de sessões de informações sobre a contribuição parlamentar para os eventos mais importantes da ONU em 2011. Na ocasião, se discutirá, também, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, e preparação para o debate na Assembléia Geral da ONU.
O que é a União Interparlamentar (UIP)*
Organização internacional dos parlamentos dos Estados soberanos, com sede em Genebra (Suíça), criada em 1889. Suas finalidades são: favorecer os contatos, a coordenação e a troca de experiências entre os parlamentos e os parlamentares de todos os países; examinar as questões de interesse internacional e se pronunciar sobre elas a fim de suscitar uma ação dos parlamentos; contribuir para a defesa e a promoção dos direitos humanos; e contribuir para o melhor conhecimento do funcionamento das instituições representativas, assim como reforçar e desenvolver seus meios de ação. Integrada por mais de 140 parlamentos, a UIP trabalha em estreita colaboração com a ONU, de cujos objetivos partilha e cujos esforços apoia.
Veja mais notícias em Releases