23/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

“Carretas da Mulher” começam a atender no Jorge Teixeira

Publicado em 10 de outubro, 2011

A partir desta terça-feira (11), as duas Unidades Móveis de Saúde da Mulher da Prefeitura de Manaus estarão posicionadas na sede do Distrito de Saúde Leste (rua das Rosas, s/nº, bairro Jorge Teixeira) , realizando exames de mamografia, ultrassonografia e coleta de exames preventivos, mediante encaminhamento das unidades de saúde da rede municipal, localizadas na região. A presença das “Carretas da Mulher” no Jorge Teixeira vai beneficiar mulheres que vivem em comunidades como o Val Paraíso, João Paulo, Nova Floresta, Grande Vitória e, ainda, moradoras do bairro São José e parte do Tancredo Neves. Quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs), um Módulo de Saúde da Família e 13 Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) estarão realizando o encaminhamento das pacientes para o exame, explicou o secretário municipal de Saúde, Francisco Deodato.

As Unidades Móveis de Saúde da Mulher levam atendimento a áreas mais distantes da cidade, onde a atenção básica está sendo reforçada. “As pacientes não devem procurar diretamente a Unidade Móvel. O encaminhamento para o exame deve ser feito pelo médico da Saúde da Família, das Policlínicas ou Unidades Básicas de Saúde localizadas na área de abrangência”, orienta Deodato. Além dos exames, as mulheres atendidas nas “Carretas” também participam de ações educativas, com palestras sobre temas relacionados à saúde feminina, incluindo assuntos como planejamento familiar e doenças sexualmente transmissíveis.

Balanço – Na quinta-feira (6), as “Carretas da Mulher” encerraram o período de atendimento no bairro Cidade de Deus, zona Norte. Desde que começaram a funcionar, no dia 11 de agosto, as duas Unidades Móveis já permitiram a ralização de 4.678 exames, sendo 1.690 mamografias, 1.433 ultrassonografias e 1.375 coletas de exame preventivo de colo de útero, incluindo os atendimentos feitos nos bairros Colônia Terra Nova e Cidade de Deus. No caso das mamografias, 67% dos atendimentos foram de mulheres que realizaram o exame pela primeira vez.

Este ano, a Prefeitura reforçou significativamente a oferta de exames relacionados à prevenção do câncer de colo de útero e câncer de mama, duas doenças que ainda têm alta incidência entre as mulheres brasileiras. Foram implantados serviços próprios de mamografia na Unidade de Saúde Ambulatorial (USA) Dr. Alfredo Campos, localizada no bairro do Zumbi e na Policlínica Djalma Batista, na Compensa. Em seguida, a Prefeitura colocou em funcionamento as duas Unidades Móveis de Saúde também voltadas para esse tipo de diagnóstico. O prefeito Amazonino Mendes já anunciou que vai ampliar, em breve, o número de “Carretas da Mulher”.

Outras especialidades – Além das duas “Carretas da Mulher”, a Prefeitura de Manaus tem outras seis Unidades Móveis de Saúde levando atendimento aos bairros. São quatros Unidades Móveis Odontológicas e duas Unidades Móveis Médico-Laboratoriais, que oferecem atendimento nas especialidades de pediatria e oftalmologia, além de exames de laboratório e orientação nutricional. Elas estão beneficiando, principalmente, alunos das escolas da rede municipal.

Atualmente, as Uunidades Móveis estão posicionadas na Escola Municipal Antonia Medeiros da Silva, na União da Vitória; Escola Dom Luiz Soares Vieira, localizada no Novo Aleixo; na Escola Edmir Teles Guimarães, no Jorge Teixeira IV; e no Conjunto Novo Cidadão I, na Cidade Nova.

Veja mais notícias em Releases

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.