17/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

‘Economia Verde’ é tema da Semana do Economista 2011

Publicado em 05 de agosto, 2011

 

A ‘Economia Verde’ como novos caminhos para o desenvolvimento do Amazonas é o tema da Semana do Economista 2011 que será realizada em Manaus nos próximos dias 10, 11, 12 de agosto, pelo Conselho Regional de Economia do Amazonas (Corecon). Durante a programação estão sendo esperadas cerca de 700 pessoas, entre economistas, empresários, políticos e estudantes.

 

O Amazonas negocia, anualmente, cerca de R$ 100 milhões com ações de desenvolvimento sustentável através de programas regionais como o de Regionalização da Merenda Escolar, Aquisição de Alimentos, Fortalecimento da Cadeia Produtiva da Borracha, Regionalização de Móveis Escolares e outros, segundo dados da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Governo do Amazonas (ADS), disponíveis no site da Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplan).

 

O presidente do Corecon, Erivaldo Lopes, ressalta que o assunto precisa ser discutido no Estado em razão das grandes potencialidades ambientais do Amazonas para a geração de renda, além de o Estado ter o maior território do País, correspondendo a 40,77% da Região Norte, 18,45% de todo o território brasileiro e 31% da área total da Amazônia Brasileira.

 

Ele ressalta que o Amazonas possui cerca de 274 mil trabalhadores no campo, distribuídos em 67 mil propriedades rurais, sendo 170 mil pescadores, 20 mil pecuaristas, 25 mil piscicultores e o restante de agricultores. “No evento, pretende-se trazer à tona a agenda de providências necessárias para que as virtudes ambientais do Amazonas possam se transformar em bases para o desenvolvimento do Estado”.

 

Para apresentar e debater essas questões, o Corecon vai contar com especialistas no assunto como o pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), José Aroudo Mota, que ministrará palestra sobre ‘A Agenda da Economia verde para o desenvolvimento do Estado’, no dia 10 de agosto.

 

O secretário da Seplan, Marcelo Lima, também um dos palestrantes do evento, irá falar sobre ‘A Inserção da Economia verde no planejamento do Estado do Amazonas’, no dia 11. No último dia de palestras, dia 12, o coordenador do Centro Estadual de Mudanças Climáticas (Ceclima), João Talocci, irá abordar sobre ‘A Lei de Serviços Ambientais do Amazonas e suas possibilidades práticas em relação a economia do Estado’.

 

 

 

Empregos ‘verdes’ no Amazonas

 

Com elevado potencial em economia de baixo carbono, o Amazonas espera gerar nas próximas três décadas cerca de 150 mil novos postos de trabalho a partir de projetos econômicos sustentáveis que geram emprego e renda com impacto ambiental reduzido, de acordo com dados da Secretaria de Estado de Trabalho (Setrab).

 

A estimativa de geração de novos empregos com os projetos de economia de baixo carbono no Amazonas é baseada na projeção de novos postos de trabalho no Brasil, feitas pela OIT a partir das tendências de investimento do governo brasileiro e dos setores produtivos.

 

No Amazonas, os chamados empregos verdes estão concentrados nas atividades desenvolvidas nas 41 Unidades de Conservação (UCs) e nas oito cadeias produtivas florestais, que integram a política de sustentabilidade do Governo do Estado.

 

 

 

Economia Verde

 

É a economia que resulta em melhoria do bem-estar humano e equidade social, ao mesmo tempo em que reduz significativamente os riscos ambientais e a demanda sobre recursos escassos do ecossistema. Uma economia verde e inclusiva é caracterizada por um crescimento substancial nos investimentos em setores econômicos que, visando tais resultados, aproveitam e potencializam o capital natural do planeta.

 

 

 

Programação completa

 

Data: 10 de agosto de 2011

 

Palestrante: Pesquisador José Aroudo Mota- Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)

 

Tema: A Agenda da economia verde para o desenvolvimento do Estado

 

Debatedores- José Alberto da Costa Machado (Ufam/Corecon) e Virgilio Viana

 

Hora: 19h

 

Local: Auditório da Faculdade de Estudos Sociais (FES) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

 

Endereço: Avenida General Rodrigo Otávio, 3.000, Campus Universitário, Coroado 1.

 

 

 

Data: 11 de agosto de 2011

 

Palestrante: Marcelo Lima- Secretário Estadual de Planejamento e Desenvolvimento Econômico.

 

Debatedores- Alexandre Rivas (Piatam/Ufam) e Muni Lourenço (Federação da Agricultura)

 

Tema: A Inserção da Economia verde no planejamento do Estado do Amazonas.

 

Hora: 19h

 

Local: Auditório do Bloco D, do Centro de Ensino Superior do Amazonas (Ciesa).

 

Endereço: Travessa 2 de Agosto, 161, Praça 14.

 

 

 

Data: 12 de agosto de 2011

 

Palestrante: João Talocchi, coordenador do Centro Estadual de Mudanças Climáticas (Ceclima).

 

Debatadores- Serafim Correia (economista e ex-prefeito de Manaus) e Juarez Balduoíno (economista e consultor)

 

Tema: A Lei de Serviços Ambientais do Amazonas e suas possibilidades práticas em relação à economia do Estado.

 

Hora: 19h

 

Local: Auditório da Unidade 7 do Uninorte (Antiga FES)

 

Endereço: Emílio Moreira, 601, Praça 14 de Janeiro.


 

Veja mais notícias em Releases

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.