Nessa quarta-feira (20 de julho), às 10 horas, na Escola Estadual Professor Waldock Fricke de Lyra, ocorrerá à abertura do Concurso Cultural “Pequenos Autores”, realizado pelo Grupo Simões com o apoio da Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (Seduc), em escolas da rede pública do estado.
O concurso, que tem que tem como objetivo estimular o interesse pela leitura e pela escrita através da produção de contos regionais, já está na sua 4ª edição e é destinado aos alunos do 6° ao 9° ano do ensino Fundamental.
Seis escolas estaduais, uma de cada distrito educacional da Seduc em Manaus, foram selecionadas para participar do projeto, entre elas está a Escola Estadual Professor Waldock Fricke Lyra, pertencente ao distrito 3, que sediará a abertura do concurso. O evento terá a participação de escritores regionais que realizarão palestras para os alunos sobre o seus trabalhos literários.
O concurso cultural é realizado em três fases: na primeira, cada escola selecionada receberá a visita de autores regionais, que incentivarão as crianças a entrarem no ramo da literatura; na segunda, os alunos inscritos produzirão, com o suporte dos professores de língua portuguesa das escolas, contos com temáticas típicas da cultura amazônica; na terceira fase a produção literária será avaliada e premiada.
As melhores histórias de cada escola vão ser reunidas em uma revista personalizada e os melhores contos regionais do concurso serão publicados em um livro.
O projeto não só incentivará a leitura, a escrita e o desenvolvimento da criatividade, como também contribuirá para a valorização da cultura regional e a educação ambiental de crianças e adolescentes.
Veja mais notícias em Releases