06/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Bombeiros iniciam curso de teoria contra incêndio e primeiros socorros

Publicado em 11 de julho, 2011

Com a finalidade de montar um grupo organizado de pessoas preferencialmente voluntárias ou indicadas, treinadas e capacitadas para atuar na prevenção e combate ao princípio de incêndio, abandono de área e primeiros socorros, o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, começou na tarde desta segunda-feira, 11, em seu Comando-Geral em Petrópolis, Zona Sul de Manaus, o Curso de teoria contra incêndio e primeiros socorros.

Logos nos primeiros dias de curso, os novos brigadistas aprenderão sobre a teoria do fogo, calor e propagação, pontos de combustão, oxigênio ou comburente, classes de incêndio, métodos de extinção, agentes extintores, tipos de equipamento de proteção respiratória, EPI, equipamentos de alarme, comunicação operacional e abandono de área. Na sequência, os monitores ensinaram o conceito, atribuições e atributos do Socorrista como: avaliação da cena, vítimas, procedimentos, avaliação primaria e secundária, vias aéreas (obstrução e desobstrução), epilepsia (sinais, hemorragias, conceito, tipos), hemorragias (conceito, classificação, tratamento), fraturas e queimaduras ( classificação e tratamento), e transporte de vítimas (trauma e casos clínicos / técnica e manipulação).

Segundo informou o Chefe do Estado Maior-Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Salim Soares, o curso de teoria contra incêndio e primeiros socorros, visa proteger a vida e o patrimônio, bem como reduzir as consequências iniciais do sinistro, e dos danos ao patrimônio e ao meio ambiente.

O concludente do Curso de teoria contra incêndio e primeiros socorros, fica habilitado a executar atividades de brigadista com certificado valido por um ano, conforme dipoem a NBR 14276/06 – Programa de Brigada de Incêndio, da ABNT, Portaria do Ministério do Trabalho nº 3214, de 8 de junho de 1978, em sua Norma Regulamentadora nº 23, Instrução Técnica 17 do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas.

Na sexta-feira, dia 15 de julho, os novos brigadistas vão realizar a tarde uma prova escrita e depois um simulado de combate a incêndio no Comando-Geral em Petrópolis.

Veja mais notícias em Releases

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.