Nascimento e vida da candidatura Fernando Valente

A coligação do governador Omar Aziz definiu que Eduardo Braga e Vanessa Grazziotin são os candidatos às duas vagas ao Senado. Havia, no entanto, uma terceira candidatura definida, a do ex-sub-secretário municipal, na gestão Amazonino Mendes, Fernando Valente. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), respondendo a uma pesquisa do senador Francisco Dorneles (PP-RJ), disse que só são possíveis duas candidaturas para o Senado por coligação. Armou-se um tremendo barraco.

Para complicar, Fernando foi o primeiro a se inscrever, Vanessa a segunda e Braga o terceiro. Há, no direito eleitoral, algo relativo à “precedência”. Como é que a situação chegou a esse ponto?

O Partido Republicado Brasileiro (PRB), ao qual pertence Fernando Valente, é estreitamente ligado à Igreja Universal do Reino de Deus (IURD). As lideranças da instituição não estavam satisfeitas com o deputado estadual Carlos Alberto, que foi eleito nesse esquema religioso para a Assembléia Legislativa. Estabeleceu-se então uma forma de substituí-lo, com o presidente regional, Roberto Dias, concorrendo à Assembléia e Fernando Valente a deputado federal.

Tudo estava bem quando uma “força maior” decidiu “reabilitar” Carlos Alberto. Ponderou, pediu, impôs e conseguiu. Roberto Dias subiu para deputado federal e a Fernando restou, então, disputar o Senado.

O resultado desse movimento “interna corporis” quase todo mundo conhece: Fernando se nega a abrir mão da candidatura, briga na Justiça e, por outro lado, foi acusado de tentar chantagear Braga, embora afirme que nada tem a ver com os chantagistas e até que um deles pertence ao PMDB do ex-governador.

A IURD e o PRB já definiram que Valente está fora. O delegado-geral Mário César Nunes, que estava na sede do PMDB na hora do flagrante convocado por Braga, indiciou o candidato. A Justiça Eleitoral precisa se pronunciar.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Carlos disse:

    A justiça eleitoral deve tomar rápidamente uma decisão sobre o caso “Valente”. A população não aguenta mais essa situação. Precisamos saber qual a “força política” de cada candidato, pois será o representante do Amazonas no “Senado do Brasil”. E o Eduardo tem prestígio “internacional”.

  2. Natalina disse:

    Não podemos nos sujeitar a aproveitadores como o Senhor Valente, esse tipo de político só prejudica o processo eleitoral que já é tão complicado. Eles brincam com uma vaga de Senador levianamente, esquecendo que o Senado é responsavel pela formulação de leis que podem mudar o país. O Eduardo Braga é um político sério que vai com certeza nos representar e defender o nosso Estado diante do Senado com seriedade e compromisso, não podemos deixar que pessoas oportunistas tirem de nós amazonenses essa chance real e verdadeira de ter alguém para falar por nós.

  3. Paulinho Feitosa disse:

    São desses Carlos que fazem o Brasil e a Corrupção aumentar.
    Ter prestígio Internacional não significar ser um grande Senador da República.
    São desses Carlos que os políticos como Eduardo Braga gosta. Não conhece, não sabe, tem pouca informação ainda é firme no seu posicionamento. Defende o bandido até morrer.

  4. Marcos,
    Parece que agora Itacoatiara, o Prefeito Peixoto, lembra daquele que quiseram tirar na marra da Prefeitura sem o consentimento do povo???,pois é… agora a cidade, o povo e o Prefeito são importantissimos para esses políticos. Sabes porquê? Itacoatiara tem um colégio eleitoral muito grande e todos estão agora de olho nessa fatia. Meu povo!!! chegou a hora da verdade, chegou a hora de dar o troco e confirmar, como cidadão itacoatiarense, quem tem realmente compromissos com a nossa gente e com a nossa cidade. Lembro-me, como se fosse hoje, das manchetes de noticiários: ” Prefeito Peixoto compra voto em troca de abacaxi”. Será se todos os politicos em campanha estão atrás desses famigerados abacaxis, quero apenas lembrar que está na entre safra.

  5. Blogueiro disse:

    Uma Coligação envolvendo Braga, Omar e Melo so pódia terminar em policia…

  6. Jorge Costa disse:

    A qualidade de um candidato a vaga de senador quem decide somos nós eleitores.
    Todos que estão dentro do que prediz a CF,são aptos a concorrer a vaga,cabe então, ao bom senso do eleitor
    investigar a histórico politico do tal candidato e julgar se realmente ele cumpre o requisito que o amazonas precisa em um representante.
    Eduardo Braga,Vanessa Graziottin e Fernando Valente,que na minha opinião não bate bem da cuca,abrir mão de um soldo mensal de subsecretário municipal,para passar por tudo isso é louco.
    Claro que o PRB,não baterá de frente com Braga e cia,e o Valente passou a ser uma incoviniência ao aprtido e seus dirigentes mais enrolados que caracol,CABEÇAS VÃO ROLAR,A NACIONAL DO PRB,DEVE ESTÁ SOLTANDO FUMAÇA PELAS NARINAS.
    AGUARDEM

  7. hem disse:

    se tivesse Justiça neste Estado o Dudu tava fora, mas quem tem dinheiro manda. Adeus valente!!!!