Aumenta para 21 o número de casos suspeitos de sarampo em Manaus

Foto: Divulgação

Nesta terça-feira (20) foi divulgado o primeiro Boletim Epidemiológico do Monitoramento dos Casos Suspeitos de Sarampo em Manaus. De 9 de fevereiro a 20 de março de 2018, foram notificados 22 casos suspeitos da doença. Desse número, um caso foi descartado, enquanto os outros 21, sob investigação, aguardam a liberação dos resultados de exames encaminhados ao Laboratório de Referência da Fiocruz, no Rio de Janeiro.

A partir das confirmações dos primeiros casos de Sarampo registrados na capital de Boa Vista, em Roraima, extremo norte do país, o planejamento das ações de controle e de promoção à saúde foi definido.

Em Manaus, equipes da Estratégia de Saúde da Família, iniciaram a chamada varredura vacinal nas áreas dos bairros de Santa Etelvina, Monte das Oliveiras e Lagoa Azul (zona Norte) e São Geraldo (zona Sul) onde os primeiros casos foram notificados, com estimativa de investigação de 7.540 pessoas até o próximo dia 28 de março.

Estatísticas dos casos suspeitos

Apenas sete (36,8%) casos apresentaram comprovação vacinal
Em relação à faixa etária, oito casos (36,4%) são menores de um ano (fora da faixa etária preconizada para vacinação)
Dez casos (45,5%) possuem idade entre um a cinco anos e, quatro casos (18,2%) são da faixa etária de 19 a 45 anos.
Quanto à localização (residências) desses casos, 17 são da área do Distrito de Saúde Norte (77,3%). Os Distritos Oeste e Sul contribuíram com dois casos cada (ambos com 9,1%) e o Distrito de Saúde Leste, com 01 caso apenas (4,5%)
Quanto à questão de gênero, 12 casos notificados pertencem ao sexo feminino (54,5%) e 10 casos, são do sexo masculino (45,5%)

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *