Primeira edição do Carnaval das Tradições será no Largo de São Sebastião

Exaltando as raízes musicais brasileiras, a primeira edição do  festival musical “Carnaval das Tradições” acontecerá no dia 14 de fevereiro, quarta-feira de cinzas, a partir das 17h, no Largo de São Sebastião, centro histórico de Manaus, na zona sul. O evento, que  é uma realização da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), terá acesso gratuito e encerrará a programação do Carnaval 2018.

Ritmos como o chorinho, samba, maracatu, tambor de crioulo, samba de roda e afoxé serão apresentados no Largo por meio dos grupos  Chão de Estrela, Malungo Dudu, Vozes do Cativeiro, Eco da Sapopema e Pão Torrado do 5º Quilombo São Benedito.

De acordo com Cristian Ávila, gerente de Patrimônio Imaterial da SEC, o evento traz para a comunidade amazonense os traços da cultura popular que formaram as raízes musicais brasileiras.

“Criamos o ‘Carnaval das Tradições’ porque nós sentimos a necessidade de apoiar o Carnaval das culturas populares. O evento mostrará essa mistura que temos com os povos, principalmente de matriz africana que se instalaram  aqui no Amazonas e vem trazendo centenas de tradições musicais, que  são a base de nossa cultura em ritmos  como o samba de roda e o tambor de crioula, por exemplo”.

Cristian ressalta que o intuito do evento é proporcionar ao folião do Estado diferentes expressões musicais. Para ele, ações do tipo apresentam novas opções culturais que podem ser experimentadas pela população. “As pessoas que vão curtir o Carnaval em Manaus este ano vão perceber que existem diversas maneiras de brincar. A gente  apoia também o Carnaval alternativo e a expressões musicais, além dos blocos tradicionais”, afirma.

Aruanda Pimenta, uma das coreiras do grupo de tambor de crioula Punga Baré – que faz parte do Pão Torrado do 5º Quilombo São Benedito – considera o “Carnaval das Tradições” um resgate das raízes históricas do Brasil. “Esse tipo de evento é muito importante aqui na cidade para deixar em evidência a cultura popular. É um resgaste ancestral, pois essas manifestações culturais são heranças deixadas para nós e por isso temos a oportunidade de conhecer a nossa própria história”.

Redes sociais 

Nos próximos dias, serão divulgados nas redes sociais da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), videoclipes informativos que apresentarão a história e significado de gêneros musicais como o chorinho, samba, maracatu, tambor de crioulo, samba de roda e afoxé.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *