FCecon e Sensumed Oncologia firmam termo de cooperação técnica para a ampliação de pesquisas sobre câncer no Amazonas

Foto: Arquivo

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Susam), e a Sensumed Oncologia assinaram um termo de cooperação técnico-científico, com vigência até 2021, visando o fortalecimento das áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão e a ampliação das ações voltadas à capacitação dos quadros de profissionais de ambas as instituições.

 
Há cerca de um ano, as unidades já trabalham em parceria no âmbito assistencial, através do Complexo Hospitalar de Oncologia, habilitado pelo Ministério da Saúde para a ampliação de vagas de tratamento no Estado, e que inclui, ainda, o Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), segundo informou a diretora-presidente da Fundação Cecon, engenheira biomédica Ana Paula Lemes.
A diretora de Ensino e Pesquisa da FCecon, Dra Kátia Torres, explica que a parceria público-privada, firmada com o auxílio do cirurgião oncológico Marco Antônio Ricci, privilegiará, em especial, o desenvolvimento de novas pesquisas na área oncológica e o aprimoramento de técnicas de apoio ao diagnóstico, através da capacitação em tecnologias distintas disponíveis nas duas unidades.
 
“O termo também servirá para que as duas instituições se somem no sentido da transferência de conhecimento, absorvendo novas técnicas e procedimentos que resultem na melhoria do atendimento ao paciente”, frisou.
 
Ela destacou que a FCecon também tem cooperação técnica com outras importantes instituições. “A FCecon já dispõe de alguns termos de cooperação técnica vigentes com instituições de renome em pesquisa no Amazonas, como a Universidade Estadual (UEA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e a Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado”, destacou a diretora.
 
Fortalecimento de pesquisas – Para o diretor-clínico da Sensumed Oncologia, radio-oncologista André Campana, além de viabilizar um maior contato dos profissionais com as novas tecnologias em áreas como a radioterapia, considerada um dos tripés da oncologia na atualidade, a parceria também incentivará a adesão do meio acadêmico no campo da pesquisa, o que no futuro permitirá a ampliação do quadro de pesquisadores em saúde no Estado.
“Temos o compromisso de contribuir com a pesquisa e desenvolvimento na área da saúde no Amazonas, tão necessários para a ampliação do conhecimento e busca de soluções. E muito além de incentivar, queremos compartilhar com os jovens expoentes da medicina da região a nossa experiência e atuação na Oncologia”, destacou Campana.
Interatividade – A interatividade de conhecimento e experiências entre as duas instituições também é um diferencial, explica o especialista. “Os pesquisadores poderão acessar dois campos de trabalho diferenciados, o público e o privado, como fontes reconhecidas na área da oncologia, respeitando-se todas as normas e serviços, bem como as características de casos tratados na duas instituições. E isso enriquecerá a atividade científica local”, destacou.
Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *