Câmara de Turismo do Estado afina discurso para consolidar a atividade no Amazonas

O Plano Estadual de Turismo, a importância da parceria com trade para desenvolver o segmento e o novo momento do turismo no Amazonas. Esses foram alguns dos assuntos tratados na 124ª reunião da Câmara de Turismo que aconteceu, nesta terça-feira (05/12), na sede da Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplancti), responsável pelas Câmaras Setoriais do Estado.

O encontro, que teve a participação da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), Federação das Indústrias do Amazonas (Fieam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo (ABBTUR) e Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), serviu para reafirmar a meta do Governador Amazonino Mendes de transformar a atividade turística em nova matriz econômica do Estado.

Entre os assuntos, também foi tratado o uso do Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Amazonas (FTI), que para o próximo ano o Governo do Amazonas pretende investir em torno de R$ 600 milhões no interior. O valor deve beneficiar o turismo,  produção rural, serviços, dentre outros.

“Essa verba vinha sendo usada para custeio. Hoje, o governador Amazonino Mendes entendeu que é necessário a aplicação dela para o seu objetivo inicial e principalmente para o Turismo, que busca tanto se consolidar como um novo modelo de desenvolvimento econômico para o Estado”, disse o presidente da Amazonastur, Orsine Junior.

Plano

Sobre o Plano Estadual de Turismo, a Amazonastur buscará parcerias com as entidades que formam o trade  para atualizá-lo considerando o novo momento que o turismo está vivendo e que não é possível realizar esse plano sem a participação do trade.

Segmentos 

Fortalecer, mapear e promover mais e melhor alguns segmentos como a Pesca Esportiva e o  Turismo de Eventos, também foram tratados na reunião. A Amazonastur informou do trabalho do mapeamento e ordenamento da Pesca Esportiva e da implantação da lei de pesca em outros municípios, a exemplo de Barcelos.

Sobre o turismo de eventos, a ferramenta é o Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques (CCA). Durante a reunião foi apresentado o calendário que já prevê eventos para 2021.

Outras ações apresentadas na reunião na Câmara de Turismo foi a parceria entre o Governo do Estado, por meio da Amazonastur, com a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). A realização do Salão de Duas Rodas, em maio de 2018, o Roteiro Turístico das Fábricas e o Museu da Zona Franca são os frutos dessa parceria que a Amazonastur pretende consolidar a partir do próximo ano.

 

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *