Câmara de Turismo do Estado afina discurso para consolidar a atividade no Amazonas

O Plano Estadual de Turismo, a importância da parceria com trade para desenvolver o segmento e o novo momento do turismo no Amazonas. Esses foram alguns dos assuntos tratados na 124ª reunião da Câmara de Turismo que aconteceu, nesta terça-feira (05/12), na sede da Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplancti), responsável pelas Câmaras Setoriais do Estado.

O encontro, que teve a participação da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), Federação das Indústrias do Amazonas (Fieam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo (ABBTUR) e Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), serviu para reafirmar a meta do Governador Amazonino Mendes de transformar a atividade turística em nova matriz econômica do Estado.

Entre os assuntos, também foi tratado o uso do Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Amazonas (FTI), que para o próximo ano o Governo do Amazonas pretende investir em torno de R$ 600 milhões no interior. O valor deve beneficiar o turismo,  produção rural, serviços, dentre outros.

“Essa verba vinha sendo usada para custeio. Hoje, o governador Amazonino Mendes entendeu que é necessário a aplicação dela para o seu objetivo inicial e principalmente para o Turismo, que busca tanto se consolidar como um novo modelo de desenvolvimento econômico para o Estado”, disse o presidente da Amazonastur, Orsine Junior.

Plano

Sobre o Plano Estadual de Turismo, a Amazonastur buscará parcerias com as entidades que formam o trade  para atualizá-lo considerando o novo momento que o turismo está vivendo e que não é possível realizar esse plano sem a participação do trade.

Segmentos 

Fortalecer, mapear e promover mais e melhor alguns segmentos como a Pesca Esportiva e o  Turismo de Eventos, também foram tratados na reunião. A Amazonastur informou do trabalho do mapeamento e ordenamento da Pesca Esportiva e da implantação da lei de pesca em outros municípios, a exemplo de Barcelos.

Sobre o turismo de eventos, a ferramenta é o Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques (CCA). Durante a reunião foi apresentado o calendário que já prevê eventos para 2021.

Outras ações apresentadas na reunião na Câmara de Turismo foi a parceria entre o Governo do Estado, por meio da Amazonastur, com a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). A realização do Salão de Duas Rodas, em maio de 2018, o Roteiro Turístico das Fábricas e o Museu da Zona Franca são os frutos dessa parceria que a Amazonastur pretende consolidar a partir do próximo ano.

 

Veja também

Usuário de drogas é esquartejado e partes do corpo são jogadas em rua, no AM Conforme a PM, Victor era usuário de drogas e também era envolvido em roubos na cidade. Foto: DivulgaçãoVictor da Silva Barbosa, de 21 anos, foi encontrado morto e esquartejado na madrugada desta sexta-feira (23), no bairro Cidade Nova, em Autazes, a 113 km de distância...
Dois jovens são presos após assaltarem escola no Educandos. Um deles usava farda da instituição Após a prisão, as vítimas compareceram a Delegacia-Geral da Polícia Civil, no Dom Pedro, zona Centro-Oeste, para fazer o reconhecimento e depor sobre o caso. Foto: DivulgaçãoCleiton Leal de Alencar, de 20 anos, e Mateus Siqueira Gomes, de 21 anos, foram presos na noite ...
Arthur Virgílio revela que recusou ligações do governador Alckmin e anuncia que distrito industrial ... Arthur Virgílio revela que recusou ligações do governador Alckimin e diz que, segunda-feira, se estiver melhor, poderá atender. Os dois disputam a candidatura do PSDB a presidente da RepúblicaO prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, voltou a criticar as prévias inter...
Colégios da PM liberam alunos mais cedo por falta de professores e Seduc anuncia mais 180 mestres pa... Colégios da PM liberam alunos mais cedo alegando que não podem mais suprir ausências de professores contratando temporários. Na foto, formatura de Ensino Médio do CMPM 3, no Campos Sales, uma das escolas mais destacadas do Estado.O aviso é claro: "Comunicamos aos senhor...
Maus tratos a idosos? Saiba como denunciar em Manaus Nos últimos anos, o Disque Idoso já recebeu 12.060 denúncias. Foto: Semcom/Divulgação São cada vez maiores os índices de maus tratos contra pessoas acima de 60 anos, seja por violência física, psicológica, patrimonial ou negligência. Segundo a Organização Mundial de Saúde ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook