Câmara de Turismo do Estado afina discurso para consolidar a atividade no Amazonas

O Plano Estadual de Turismo, a importância da parceria com trade para desenvolver o segmento e o novo momento do turismo no Amazonas. Esses foram alguns dos assuntos tratados na 124ª reunião da Câmara de Turismo que aconteceu, nesta terça-feira (05/12), na sede da Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplancti), responsável pelas Câmaras Setoriais do Estado.

O encontro, que teve a participação da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), Federação das Indústrias do Amazonas (Fieam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo (ABBTUR) e Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), serviu para reafirmar a meta do Governador Amazonino Mendes de transformar a atividade turística em nova matriz econômica do Estado.

Entre os assuntos, também foi tratado o uso do Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Amazonas (FTI), que para o próximo ano o Governo do Amazonas pretende investir em torno de R$ 600 milhões no interior. O valor deve beneficiar o turismo,  produção rural, serviços, dentre outros.

“Essa verba vinha sendo usada para custeio. Hoje, o governador Amazonino Mendes entendeu que é necessário a aplicação dela para o seu objetivo inicial e principalmente para o Turismo, que busca tanto se consolidar como um novo modelo de desenvolvimento econômico para o Estado”, disse o presidente da Amazonastur, Orsine Junior.

Plano

Sobre o Plano Estadual de Turismo, a Amazonastur buscará parcerias com as entidades que formam o trade  para atualizá-lo considerando o novo momento que o turismo está vivendo e que não é possível realizar esse plano sem a participação do trade.

Segmentos 

Fortalecer, mapear e promover mais e melhor alguns segmentos como a Pesca Esportiva e o  Turismo de Eventos, também foram tratados na reunião. A Amazonastur informou do trabalho do mapeamento e ordenamento da Pesca Esportiva e da implantação da lei de pesca em outros municípios, a exemplo de Barcelos.

Sobre o turismo de eventos, a ferramenta é o Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques (CCA). Durante a reunião foi apresentado o calendário que já prevê eventos para 2021.

Outras ações apresentadas na reunião na Câmara de Turismo foi a parceria entre o Governo do Estado, por meio da Amazonastur, com a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). A realização do Salão de Duas Rodas, em maio de 2018, o Roteiro Turístico das Fábricas e o Museu da Zona Franca são os frutos dessa parceria que a Amazonastur pretende consolidar a partir do próximo ano.

 

Veja também

Arthur manda carta aberta a Alckmin e revela ‘pegadinhas’ da convenção nacional do PSDB... Arthur manda carta aberta ao governador Geraldo Alckmin. Ele demonstrava cara de poucos amigos na convenção do PSDBO prefeito de Manaus, Arthur Virgílio, retorna da Convenção Nacional do PDSB. E envia Carta Aberta ao governador de São Paulo, presidenciável e agora presi...
Tiririca renunciou para favorecer Genoíno. Fato ou boato? Tiririca renunciou para favorecer Genoíno? Confira se isso é fato ou boatoTiririca renunciou para favorecer Genoíno, ex-deputado do PT, que está prestes a ser julgado. Ele precisa, desesperadamente, de foro privilegiado. Daí a manobra da renúncia de Tiririca. Essa é a v...
Prefeitura abre Processo Seletivo para a contratação de agentes de fiscalização com 100 vagas A partir das 9h desta terça-feira, 12/12, a Prefeitura de Manaus, por meio da Casa Civil estará com inscrições abertas para o Processo Seletivo Simplificado (PSS), para a contratação de agentes de fiscalização. As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, no ende...
Carro roubado há seis meses no Parque Dez é encontrado na estrada de Novo Airão A Polícia Civil do Amazonas, por meio da Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Manacapuru, município distante 68 quilômetros da capital, prendeu em flagrante, na manhã desta segunda-feira (11/12), Francisco Saraiva da Costa, 34, por receptação e adulteração de sinal ident...
Comissão de Defesa do Consumidor da Aleam realiza 1º Mutirão de Renegociação de Dívidas Na quinta e sexta-feira (dias 14 e 15), a Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (CDC-Aleam) realiza o 1º Mutirão de Renegociação de Dívidas Bancárias, que começará a partir das 8h, na Escola do Legislativo.O mutirão vai cont...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook