Hospital da Zona Norte realiza cirurgias de câncer de pele durante campanha

Vinte e cinco pacientes que estavam na fila deverão zerar o procedimento de cirurgia de tratamento de câncer de pele no Hospital da Zona Norte. Foto: Divulgação

Colaborando com a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele, o Hospital e Pronto Socorro da Zona Norte (HPS Zona Norte) reforçou a realização de cirurgias eletivas de tratamento de câncer de pele.

Entre domingo (3) e terça-feira (5), 25 pacientes que estavam na fila deverão realizar o procedimento, que está inserido no programa emergencial de cirurgias eletivas realizado na unidade. Os procedimentos são em pacientes agendados que fazem atendimento na rede de saúde.

Emergencial

As cirurgias estão sendo possíveis devido à prorrogação pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam) do contrato emergencial firmado com o Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed). O Instituto administra o HPS da Zona Norte desde a inauguração, em 2014. A unidade compõe a rede de assistência em saúde da Susam.

“A rede de saúde do Amazonas organizou uma grande ação com mais 900 consultas e cirurgias dermatológicas com foco no câncer de pele. As nossas cirurgias de combate ao câncer de pele são uma forma do HPS da Zona Norte contribuir com essa grande campanha também”, disse o diretor operacional do Imed, Wagner Miranda, ao referir-se ao mutirão de consultas dermatológicas realizadas pela Fundação Alfredo da Matta no último sábado.

Tratamento

O cirurgião dermatológico Carlos Chirano, coordenador da equipe que realiza os procedimentos no Zona Norte, disse que as cirurgias que estão sendo feitas no hospital ajudam a diminuir o tempo de espera nas filas.

“Esse tempo que a pessoa deixa de esperar é um ganho para o seu tratamento. É uma angústia enorme ter que esperar, a evolução às vezes é desfavorável, ocorre risco de metástase e a lesão aumenta”, disse. Nos últimos meses 343 pacientes passaram por cirurgias de tratamento de câncer de pele no HPS zona Norte.

“Esses pacientes foram diagnosticados com câncer de pele em outras unidades como Fundação Alfredo da Matta e a Fundação de Medicina Tropical. Muitos deles são do interior do estado. Para esses, realizar o tratamento na capital acaba sedo oneroso”, explicou Chirano.

Segundo o médico, 70% dos pacientes diagnosticados com câncer de pele na capital são do interior do Estado. O agricultor aposentado Getúlio Almeida de 75 anos foi um dos que passaram pelo procedimento operatório no último domingo.

“Sou de Iranduba (distante 40 quilômetros de Manaus) e estou feliz porque a espera acabou. Foi tudo muito bacana durante o atendimento. Assim que eu receber alta, vou tomar os cuidados necessários, porque tudo que eu espero é o reestabelecimento da minha saúde”, disse.

Prorrogação

O programa emergencial de cirurgias eletivas do Hospital e Pronto-Socorro da Zona Norte (HPS Zona Norte) foi retomado no último dia 17 pelo período de 30 dias. Entre os procedimentos, além das cirurgias de combate ao câncer de pele, 85% são de retirada de pedra na vesícula e hérnia.

Veja também

Maioria dos deputados silencia sobre operação ‘Custo Político’. Quatro ex-secretários estão presos... Responsável pela fiscalização dos atos do Poder Executivo Estadual, a Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM) deu pouca importância para a operação “Custo Político”,  deflagrada na manhã desta quarta-feira (13), pela Polícia Federal em Manaus e que resultou na prisão de ...
Polícia Federal afirma que ex-secretários do AM recebiam propina mensal de até R$ 133 mil Os ex-secretários de Estado presos na manhã desta quarta-feira (13), pela Polícia Federal, durante a Operação Custo Político que investiga a prática de corrupção ativa e passiva na gestão de contratos da área de saúde do Governo do Amazonas, recebiam propinas que variavam ...
Governo começa a executar calendário de pagamento dos atrasados das cooperativas A primeira parcela, conforme calendário acordado com todas as cooperativas, será paga até sexta-feira (15/12). Foto: Divulgação O Governo do Amazonas deu início, nesta semana, ao cumprimento do calendário estabelecido com as cooperativas de saúde, para pagamento das dívida...
Terceira vítima de mordida de morcego passa por cirurgia bem sucedida na FMT mas segue em estado gra... Foto: DivulgaçãoA Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde  (Susam), informa que realizou com sucesso um procedimento neurocirúrgico em um paciente de 14 anos, oriundo o município de Barcelo...
Leitos de apoio abertos no HPS Zona Norte ajudam a desafogar Pronto-Socorro 28 de Agosto  A abertura de 56 leitos de retaguarda para internação no Hospital e Pronto-Socorro da Zona Norte (HPS Zona Norte), pela nova gestão da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), já possibilitou que, em menos de 20 dias, 88 pacientes fossem transferidos do Pronto-Socorro 28 de ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *