Presos tentam fugir de delegacia de Lábrea e após rebelião em Manacapuru, 15 detentos são transferidos para Manaus

Princípio de rebelião em Manacapuru foi contido pela PM e grupo Fera, e 15 presos foram transferidos para o sistema prisional em Manaus. Em Lábrea, 20 homens tentavam fugir da delegacia que funciona como unidade carcerária. Foto: Divulgação

Duas ocorrências no interior do Amazonas mobilizaram as forças de segurança do Estado e da Polícia Civil em Manacapuru e em Lábrea nesta quinta-feira (26).

Em Manacapuru (distante 68 quilômetros de Manaus), um princípio de rebelião na delegacia, que tem detentos custodiados, terminou com a transferência de 15 presos para a capital. Durante o tumulto na Delegacia Interativa de Polícia (DIP), presos derrubaram algumas celas e fizeram batidão de grades, além de arremessarem pedras e pedaços de alvenaria arrancados da parede.

Melhores condições

O tumulto iniciou ainda de manhã, quando começaram a bater nas celas pedindo atendimento médico para um preso. Segundo a Polícia Civil, a Polícia Militar e integrantes do Grupo Força Especial de Resgate e Assalto (Fera) foram acionados para conter os presos.

Os internos foram retirados das celas, que passaram por vistoria e limpeza. Não houve registro de fuga ou de feridos. De acordo com informações de familiares de presos, no local estão 50 pessoas, divididas em oito celas, que teriam capacidade para 18 detentos. Os presos reivindicavam direitos como melhores condições de espaço e assistência médica.

Em Lábrea

Em Lábrea (distante 852 quilômetros de Manaus) foi registrada uma tentativa de fuga de 20 detentos. Um deles ficou ferido ao cair de uma altura de aproximadamente 6 metros. Eles usaram uma corda improvisada feita com lençóis, chamada “tereza”.

Os presos cerraram grades de ventilação da carceragem, mas foram interceptados pela Polícia Militar quando tentavam fugir da unidade.

De acordo com a 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), a tentativa de fuga presos ocorre por volta de meia-noite. O ferido foi levado ao hospital da cidade para atendimento médico. Os demais voltaram para a carceragem.

Em Lábrea, a delegacia funciona como unidade prisional. O delegado Paulo César, titular do DIP no Município, informou, por meio de nota da Polícia Civil, que a situação está controlada.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *