Policiais da Base Anzol prendem foragido do sistema prisional com 200 kg de pirarucu ilegal

Cerca de 200 kg de pirarucu ilegal foi apreendido com um foragido da Justiça na Base Anzol, durante operação de rotina. A mercadoria teria como destino a cidade de Letícia, na Colômbia. Foto: Divulgação

Policiais lotados na Base Anzol, no rio Solimões, em Tabatinga (distante 1.108 quilômetros de Manaus), prenderam neste fim de semana um foragido do sistema prisional fazendo o transporte de cerca de 200 quilos de pirarucu ilegal.

Fugitivo do regime semi-aberto do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), Alcimar Dias de Lima, 43, trazia a mercadoria de São Paulo de Olivença para fazer venda na cidade de Letícia, na Colômbia.

O barco com o peixe ilegal até tentou fugir da fiscalização, mas foi pego pela equipe ECO, da Polícia Militar, juntamente com o efetivo da Polícia Federal e Polícia Civil. A ação aconteceu por volta das 20h30 da última sexta-feira (20). A equipe policial fazia fiscalização de rotina quando notou o movimento de fuga do barco.

Conduzida pelo sargento Alex Fonseca, os cabos J. Nunes e Ézio Oliveira e o soldado José Brandão, a abordagem encontrou o peixe em oito sacas.

Defeso

A pesca do pirarucu está proibida devido a espécie encontrar-se em situação de defeso, conforme estabelece o art. 34 da Lei de Crimes Ambientais (9.605/98) e preconizam as Instruções Normativas 34 de 18/6/2004, e 1 de 1/6/2005, ambas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Alcimar cumpria pena por envolvimento com o tráfico de drogas, foi apresentado às autoridades e está detido na delegacia de Tabatinga. Ele deve ser encaminhado para Manaus nos próximos dias para terminar de cumprir sua pena no sistema prisional.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *