Deputados da oposição articulam instalação de CPI para investigar saúde nos governos David, Melo e Omar

Deputado Sabá Reis quer investigação das contas da saúde dos governos José Melo e Omar Aziz. Foto: Aleam/Divulgação

Após o novo secretário de Saúde, Francisco Deodato, anunciar um rombo nas contas de R$ 1,2 bilhão, deputados da oposição começaram a articular a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Assembleia Legislativa do Estado para investigar os contratos do setor. A investigação não deve se limitar a recente gestão de David Almeida, mas se estender aos governos José Melo e Omar Aziz.

O pedido de investigação foi proposto novamente, nesta terça-feira (10/10), pelos deputados José Ricardo (PT) e Luiz Castro (Rede), após o deputado Sabá Reis (PR) apresentar requerimento à Mesa Diretora pedindo esclarecimentos ao secretário de Saúde sobre o déficit nas contas da saúde pública. Desde o ano passado há um pedido de CPI da saúde em discussão na Casa, com seis assinaturas, mas não foi para frente pela falta de duas novas adesões.

Para José Ricardo, muita coisa precisa ser esclarecida nessa área. “O ex-secretário de Saúde, Pedro Elias, chegou a falar aqui na Assembleia que existiam mais de 600 contratos na área fim da saúde que precisavam de auditoria. Há tempos, venho cobrando isso do Governo, investigação e transparência nesses supercontratos com algumas empresas que atuam dentro dos hospitais. E agora surge esse rombo”, disparou.

“Se eles detectaram ‘rombo’ e não sabem quem é o responsável, esta Casa pode ajudar, não mais com requerimento, mas com a instalação de uma CPI que investiga nomes, números com poder de polícia”, afirmou Sabá Reis, que propõe a investigação das contas da saúde das gestões de José Melo e Omar Aziz.

Explicações na Aleam

O secretário Francisco Deodato apresenta, na próxima terça-feira (17), contratos e números da Saúde Pública do Amazonas aos deputados estaduais. Segundo informações do líder do Governo na Assembleia Legislativa do Amazonas, Dermilson Chagas (PEN), Deodato irá fazer ponderações sobre o déficit na Susam.

“Na terça-feira o secretário estará aqui na Aleam para falar sobre a Saúde Pública do Amazonas e isso mostra a responsabilidade dele de levar às claras a situação e as investigações que estão sendo feitas pelos órgãos competentes. É um governo que começa, que é transparente e que não deve nada a ninguém”, afirmou Dermilson.

 

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *