Professora agredida

Em qualquer eleição, eis que surge sempre o tema Educação, no entanto, um fato triste e lamentável ocorre com os professores brasileiros, que além de mal remunerados e sem adequadas condições de trabalho, ainda são submetidos a agressões, ameaças e até assassinatos A própria sociedade, detentora final do trabalho nas escolas, muitas vezes não ampara nem protege tais profissionais. Isso reflete diretamente no resultado do processo ensino-aprendizagem.

De 34 países pesquisados recentemente, o Brasil é líder em agressão a professores. Basta pesquisar em site de buscas para ver a grande quantidade de agressões sofridas por professores Brasil afora. A professora de Santa Catarina, agredida recentemente por um aluno de 15 anos, é mais uma tristeza para todos nós. Agora ele se diz arrependido. Ora! É muito fácil espancar e depois “mostrar arrependimento”. Agora se coloque no lugar da pessoa espancada. E se ela fosse a sua mãe ou sua filha? O que você faria? Continuaria deixando de lado?

A violência cometida a um trabalhador que cumpre sua função não se justifica em hipótese alguma, mesmo sendo praticada por um menor, acobertado por tantos direitos, que sequer raciocina que também possui deveres e responsabilidades. É nisso que dá passar a mão na cabeça de menores, sem que sejam orientados, corrigidos ou punidos.

Os professores não têm retaguarda nem proteção. Estão expostos e largados nas mãos de certos alunos agressivos, que não tiveram nenhuma orientação ou limites em casa.

A indisciplina em sala de aula tornou-se algo rotineiro nas escolas brasileiras e o número de casos de violência contra professores aumenta assustadoramente. Além dos episódios de violência física contra os educadores, há casos de agressões verbais, que, em muitos casos, acabam sem punição.

Em seu Blog “Falando Francamente”, Amannda Oliveira coloca o assunto em discussão. “Quando eu era estudante, os meus professores me serviam de referência, era possível ser amiga deles. Ao mesmo tempo em que podíamos brincar com eles, havia um respeito enorme por aqueles que nos ensinavam um pouco mais dia a dia. É muito triste perceber que o desrespeito e a violência ao professor imperam no dia de hoje. É terrível perceber como a violência invadiu as salas de aula e que os alunos tem se transformado por vezes em marginais, por pertencerem a famílias desestruturadas, que os criam como bichos soltos no mundo”.
Não se pode descrever o horror das humilhações e coações morais. Só quem passou sabe. Essas agressões, abusos e ameaças estão assassinando o professor “vivo”. Muitos já desistiram, outros estão de licença, fazendo tratamento, milhares abandonaram o ofício.

É impressionante que precise de uma lei para que os alunos aprendam a respeitar um professor. Esse princípio deveria partir de casa. No passado os professores eram respeitados antes de tudo como pessoas. Penso, também, que não só os infratores devam sofrer sanções como também seus pais ou responsáveis, pois a ausência de valores e conceitos se deve às famílias acharem que só a escola deve educar sua prole, que aumenta a cada dia visando receber benefícios do governo. Enfim, o Brasil só será verdadeiramente uma grande nação quando efetivamente colocar a Educação como prioridade número um.

Augusto Bernardo Cecílio

Augusto Bernardo Cecílio

* Auditor fiscal da Sefaz, coordena o Programa de Educação Fiscal no Amazonas.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *