Últimas urnas eletrônicas recebem carga nesta quinta e sexta serão instaladas nos locais de votação

Nesta quinta-feira, 24, o TRE-AM prepara as últimas urnas que estarão em funcionamento no próximo domingo, no segundo turno da eleição suplementar que vai eleger o futuro governador do Amazonas. Foto: Divulgação TSE

Quinta-feira, dia 24, às 13h, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) faz a última carga e lacre em 192 urnas eletrônicas (UEs) que estarão funcionando no pleito suplementar no próximo domingo, 27, data do segundo turno para a escolha do futuro governador do Amazonas.

As últimas urnas que serão preparadas vão atender a seções eleitorais em Manaus e na Zona Rural. Para a capital, são atualizadas 3.356 urnas, que começam a ser instaladas nas seções eleitorais ainda na sexta. No domingo, estão aptos a votar 2.337.294 eleitores nos 62 municípios do Estado.

O segundo turno do pleito será disputado entre os candidatos Amazonino Mendes (PDT) e Eduardo Braga (PMDB). Ao todo são 6.668 UEs distribuídas em todo o Amazonas. As equipes do Tribunal Regional tem ainda 10% de urnas de contingência, caso alguma apresente problemas técnicos e precise ser substituída durante a realização do pleito.

O secretário de Tecnologia da Informação do TRE-AM, Rodrigo Camelo, explica que o processo no segundo turno é mais simples, porque as urnas eletrônicas já estão com as informações relativas aos eleitores e à biometria.

“No segundo turno, colocamos uma nova memória de resultado, que recebe o boletim de urna no final da votação, que aponta os dois candidatos que passaram para o segundo turno. O processo é muito mais rápido, inclusive”, falou o secretário.

Para o presidente do TRE-AM, desembargador Yedo Simões, os preparativos do segundo turno seguem dentro do planejamento, com a rotina realizada com sucesso no primeiro turno.

Resultado

Segundo o diretor geral do Tribunal Regional, Messias Andrade, a previsão para a divulgação do resultado das eleições está prevista para às 19h. O TRE-AM aumentou os pontos de transmissão de dados do segundo turno. No dia 6 de agosto, foram usados 217 pontos de transmissão, que permitiram uma apuração em tempo recorde, terminando às 22h43.

Neste domingo, o número de pontos teve acréscimo para 230, 13 a mais do que no primeiro turno. “Foi um recorde, mas no segundo turno queremos finalizar ainda mais cedo”, disse o diretor geral do Tribunal Regional.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *