Comissão do Governo da Guiné-Bissau chega a Manaus para acompanhar a eleição em curso

Comitiva guineense conheceu mais do sistema eleitoral brasileiro em visita ao TSE durante esta semana. Grupo da Guiné-Bissau chega a Manaus para acompanhar eleições neste sábado. Foto: Divulgação TSE

Fazendo intercâmbio de conhecimento no Brasil, uma comitiva da Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau chega a Manaus neste sábado (19) para acompanhar a logística e operação de um pleito em curso, no caso o suplementar que escolherá, no dia 27 de agosto, o próximo governador do Amazonas. O país fica localizado na parte ocidental da África e tem governo presidencialista desde 1984.

A comitiva guineense, formada por Braima Ture, Antonio Iaia Pereira da Silva, Jau Marmadú Iaia Bari, Alfa Nhaga, Diamantino Gomes e Barai Moanesi Albano Quadé, terá uma extensa programação na capital e em cidades da Região Metropolitana, acompanhando a preparação para o segundo turno.

Antes, o grupo passou pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, para conhecer mais sobre o sistema eletrônico de votação brasileiro. Segundo Marmadú Iaia, especialista em informática, o interesse é voltado para construir um sistema de votação eletrônica em Guiné-Bissau. “Compreendemos que a urna é fruto de um processo. Então, a questão não está em ter a urna em si, mas, sobretudo, entender o processo de construção”, disse ele, em Brasília.

Na segunda-feira, dia 21, às 10h, a comitiva tem reunião com o corpo de direção do TRE-AM, incluindo o presidente da corte, desembargador Yedo Simões, para uma apresentação e um panorama da logística das eleições no Amazonas. À tarde, a comitiva faz uma visita ao depósito de urnas eletrônicas no órgão e em algumas zonas eleitorais da cidade.

O processo de carga das urnas para o segundo turno entra na programação da comissão da Guiné-Bissau na terça, 22, quando verificam como funciona o sistema de mídias e processamento. Ainda pela manhã, às 11h, o grupo estará presente na sessão do pleno, e às 14h, confere uma apresentação do plano de segurança montado para o pleito, também na sede do Tribunal Regional.

Os centros de monitoramento do Comando Militar da Amazônia (CMA) e do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) serão conhecidos pela comitiva na quarta, 23, e na quinta, 24, o grupo viaja até a zona eleitoral de Presidente Figueiredo (distante 107 quilômetros de Manaus) para conferir no interior como funciona o processo eleitoral.

O CICC atua no monitoramento em tempo real do pleito eleitoral, atendendo plano tático de segurança montado para coibir crimes eleitorais e manter a ordem nos locais de votação em todo o Estado.

E no domingo, 27, dia da eleição, a comissão internacional passa o dia acompanhando o andamento do turno no Centro de Divulgação do TRE. Para o Tribunal Regional, o encontro é uma oportunidade importante do Brasil e do Amazonas trocar experiências e passar conhecimento a outros países, ampliando o intercâmbio internacional.

Comitiva faz intercâmbio internacional, com representantes da Comissão Nacional de Eleições da Guiné-Bissau

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *