Ministério da Saúde vai regularizar envio de medicamentos para tratamento de HIV

Coordenação estadual informa que medicamentos anti-retrovirais estão sendo distribuídos fracionados até Ministério da Saúde regularizar estoque. Foto: Divulgação

A Coordenação Estadual de IST/AIDs e Hepatites Virais informa que o Ministério da Saúde (MS) está enviando aos Estados em quantidade reduzida os medicamentos Anti-Retrovirais, usados no tratamento dos pacientes com HIV. A coordenação já acionou o MS, que afirmou se tratar de um problema gerado por atraso no processo licitatório para compra dos remédios. O órgão federal disse que a situação será em breve regularizada.

Por conta do problema, que atinge todos os Estados, os medicamentos, que antes eram distribuídos em quantidade para uso por três meses, estão agora sendo disponibilizados de forma fracionada, numa medida adotada para atender toda a demanda de pacientes em tratamento.

Segundo a coordenadora estadual de IST/AIDS, Silvana Lima, a distribuição dos medicamentos, na forma como era feita anteriormente, voltará a funcionar tão logo o estoque seja restabelecido pelo Ministério da Saúde.

Silvana Lima ressalta que o sistema adotado emergencialmente está permitindo que todos os pacientes continuem a seguir o tratamento, sem prejuízos. No caso dos municípios do interior, a coordenação está adotando procedimentos específicos, também com a preocupação de evitar interrupção no tratamento.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *