Prefeitura e Marinha atuam na fiscalização de barcos que vão a Parintins

Balsa é ponto de fiscalização de órgãos e da Marinha para garantir segurança e orientar sobre crianças e adolescentes. Fotos: Marinho Ramos/ Semcom

Uma balsa, no Encontro das Águas, nas proximidades de Manaus, é o ponto de fiscalização de órgãos da Prefeitura e da Marinha Brasileira, para vistoriar embarcações com destino a cidade de Parintins. Todas são obrigadas a atracar no local, a fim de garantir a segurança do tráfego aquaviário e salvaguardar a vida humana.

A Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh) e o 9º Distrito Naval da Marinha do Brasil deram início esta semana à fiscalização das embarcações que têm como destino o 52º Festival Folclórico de Parintins, que acontece nos dias 30 de junho, 1 e 2 de julho. Também participam da ação a Delegacia Especializada em Proteção à Criança e o Adolescente (Depca), Juizado da Infância e Juventude e Conselhos Tutelares.

Por determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto, a Semmasdh montou três turnos de trabalho com sua equipe de abordagem, na identificação de situação de risco pessoal e social, orientando e encaminhando famílias com crianças e adolescentes viajantes das embarcações, verificando documentos como certidão de nascimento, identidade e autorização judicial. Durante a abordagem também está sendo distribuído material informativo sobre o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes.

De acordo com a diretora do Departamento de Proteção Social Básica (DPSB), Lenise Trindade, esse tipo de operação resguarda e promove os direitos das crianças e adolescentes. “Há 10 anos a Prefeitura de Manaus faz parte dessa campanha e no decorrer do tempo percebemos que o número de crianças e adolescentes desacompanhados e sem documentação nas embarcações diminuiu bastante. Nesses dias de campanha quase não tivemos problemas em relação a menores viajando sozinhos”, disse.

Preparativos
Desde o dia 17 de abril, a Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC) iniciou os preparativos para a Chapa Quente com o recebimento das solicitações das Vistoriais Especiais para a concessão de “passe”, para as embarcações que trafegam pelo trecho Manaus (AM) – Juruti (PA), no período de 26 de junho a 3 de julho.

“Esse é um período em que o fluxo de embarcação é muito grande, já temos uma recorrência e incidência de irregularidades que nós verificamos no dia a dia. Então para que isso possa ser feito de uma forma aceitável, montamos uma estrutura que conta com mais de 400 pessoas envolvidas, quatro navios, duas aeronaves e mais de 20 embarcações”, relatou o capitão dos Portos Welliton Santos.

Documentação
De acordo com o Juizado da Infância e da Juventude – Infracional, adolescentes de 12 a 17 anos podem viajar desacompanhadas dos pais desde que apresentem documento de identidade ou certidão de nascimento. A mesma documentação deve ser apresentada pelos pais que viajam com crianças menores de 12 anos.

Caso a criança menor de 12 anos esteja viajando acompanhada por terceiros, os responsáveis devem apresentar certidão ou RG e a autorização judicial com firma reconhecida, informando quem acompanhará, para onde e por quanto tempo.

“A Prefeitura está sempre combatendo e fiscalizando, me sinto segura vendo o empenho dessa equipe que está presente”, disse a estudante de Direito, Kaymara Mendes.

A Operação Chapa Quente encerra às 0h do dia 30 de junho, sexta-feira.

Operação Chapa Quente segue até sexta-feira

Veja também

MEIA-PASSAGEM 2018: Mais comodidade e menos filas para pais e alunos Pensando na comodidade, agilidade e na melhoria do atendimento, o processo para cadastro e recadastramento da Meia-Passagem 2018 será realizado apenas pela internet, por meio do site: estudantes.manaus.am.gov.br.  Alunos que nunca utilizaram o benefício, independente da ...
Veja como funciona o ‘Zona Azul’, novo sistema de estacionamento no centro de Manaus A taxa de estacionamento do Zona Azul começará a ser cobrada a partir de 17 de fevereiro. Foto: Alex Pazuello/Semcom.Começou a funcionar nesta quarta-feira, 17/01, ainda em fase de testes, o “Zona Azul” - sistema que irá organizar e democratizar o fluxo de estacionament...
Estacionar na Zona Azul vai custar R$ 3 a hora A Prefeitura de Manaus e o Consórcio Amazônia informaram agora pouco, durante lançamento do Zona Azul no Centro de Manaus que o motorista que utilizar o serviço na Avenida Eduardo Ribeiro vai pagar R$ 3 a hora, podendo ficar no máximo até três horas.A permanência do ...
Carnaval 2018 terá 100 bandas e blocos nas ruas de Manaus. Confira a programação completa O Carnaval de Rua de Manaus tem como tradição a irreverência, a diversidade e, principalmente, a criatividade do folião. Foto: Ingrid Anne/Manauscult A partir do último fim de semana de janeiro, cem bandas e blocos tomarão às ruas da cidade, em diferentes zonas, durante o ...
David Assayag completa 50 anos e considera toada de boi bumbá ‘madura para explodir’ David Assayag completa 50 anos e está no estúdio, gravando o CD do Caprichoso 2018. Na foto, Alysson Low (esquerda, dono do Studio ABM, local da gravação), maestro Labamba, colunista Sinny Lopes, David Assayag, Babá Tupinambá (presidente do Caprichoso), Neil Armstrong (maes...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook