Parabéns ao meio ambiente!

Prof. Dr. Manuel do Carmo da Silva Campos

Hoje, dia 05 de junho de 2017, se comemora o Meio Ambiente. Desde a Revolução Industrial, que foi a transição para novos processos de manufatura no período entre 1760 a algum momento entre 1820 e 1840, a humanidade vem se deparando com o desafio de como manter a natureza viva com sua biodiversidade e ao mesmo tempo recompô-la daquilo que já lhe foi retirado e depredado. É um projeto de reconstrução do humano e bi diverso se se pretender que a sua espécie permaneça presente no planeta azul. O planeta existe aproximadamente 4,5 bilhões de anos e os humanos se retroagirmos aos australopitecíneos estes parecem ter aparecido há cerca de 3,9 milhões de anos, mas o Homo Sapiens aproximadamente há cem mil anos.

Em 1972, foi realizada a 1ª Conferência de Estocolmo sobre o Meio ambiente com o objetivo de conscientizar a sociedade a melhorar a relação com o meio ambiente e assim atender as necessidades da população presente sem comprometer as gerações futuras. Daí se prosseguiu com outras e a última ocorreu novamente na cidade do Rio de Janeiro, (haja vista que a ECO-92, também, se realizou nessa cidade brasileira) desta vez no ano de 2012, a Rio+20 – ou Conferência da ONU sobre o Desenvolvimento Sustentável – reuniu um total de 193 representantes de países e uma das maiores coberturas jornalísticas mundiais de toda a história, sendo acompanhada dia a dia em todo o planeta. O resultado foi à avaliação das políticas ambientais então adotadas e a produção de um documento final intitulado O futuro que queremos, onde foi reafirmada uma série de compromissos.

Embora que os povos da Bíblia no Antigo Testamento já alertavam para a sustentabilidade da terra (Gn. 1,28; 2,21, 22). Para Aristóteles não só a germinação de uma semente como a geração da espécie humana deveria estar de acordo com a Natureza, daí vem o respeito e equilíbrio determinando a ação da Ética Ambiental dentro do ambiente circundante e bio diverso. E Spnoza, filósofo holandês intui e trabalhou a Natureza ou Deus como a substância mãe da qual só temos dois atributos a corporeidade e a razão, assim devemos atender essa demanda natural integrando harmoniosamente racionalidade e sensibilidade (leis da natureza em nós) para vivermo bem e cuidamos do nosso entorno biodiverso com equilíbrio e respeito. Fator esse bem trabalhado em uma das composições do amigo Tony Medeiros, Não Mate a Vida e Ronaldo Barbosa/simão  Assayag Amazônia Catedral Verde. Infelizmente a criação de necessidades por partes dos humanos na busca de seu bem estar acabam ocasionando embargos para sua felicidade nessas visualizações que uma vez ocorridas em suas experiências geram consequências catastróficas. Veja, quem é que não gosta de viajar em um confortável avião ou veículo terrestre veloz, mas no decorrer dos anos se esses objetos preciosos não se destinarem à reciclagem em sua deterioração, vão virar lixo pesado e poluidor. É triste ver atitudes irracionais como a do atual presidente dos Estados Unidos da América, que não merece ter seu nome mencionado, uma vez que passará brevemente esquecido pela face da terra, pessoas desse tido rápidamente são esquecidas, até as crianças hoje sabem quem foi Chico Mendes Ecologista Amazônico, se não forem pesquisar não saberão quem era o presidente da América de sua época, oxalá se o mesmo não ocorrerá com presidente desse período no Brasil, eu aqui não mencionarei, creio que não vale apenas. Amigos uma das melhores reflexões sobre o Meio Ambiente deve, também, vir da Ética, termo que vem do grego Ethos, que na sua origem iniciado com e (eta), significa espaço concedido pela natureza à morada dos animais (humanos e biodiversidade) e com E (Épsilon) quer dizer costumes aceitáveis para o bem viver humano. Ethos, traduzido para o latim Moris, Moral, quer dizer costumes. Esse aspecto da Ética Ecológica deve substanciar nossa ação Moral Ambiental. Estamos sempre certos quando partimos de Princípios Bons, Meios Bons e

Fins bons. Assim devemos sempre agir levando em conta a nossa felicidade em proporção da felicidade dos demais, particular e universal dos viventes humanos dentro da biodiversidade. Parabéns por este dia do Meio Ambiente.

Prof. Dr. Pe. Manuel do Carmo da Silva Campos

Prof. Dr. Pe. Manuel do Carmo da Silva Campos

Manuel do Carmo da Silva Campos, 57 anos, é natural de Parintins (AM), teólogo e filósofo, doutor...

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *