Cangaceiros e bailarinos animam o 59º Festival Folclórico do Amazonas nesta quarta-feira

Cangaceiros e bailarinos vão reverenciar a tradição nordestina e amazônica, a partir das 20h  desta quarta-feira (22/07), no 59º Festival Folclórico do Amazonas, na arena do Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA). O festival é coordenado pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (SEC).

Com um “balé mix”, a quadrilha tradicional Elétricos na Roça abre a programação às 20h. O grupo promete fazer as pessoas que estiverem assistindo se deslumbrarem com seus passos tradicionais e suaves feitos com a junção do balé com a quadrilha tradicional. “Não dá pra dimensionar a felicidade e ansiedade que estamos sentindo em participar mais uma vez do festival. É sempre bom dançar e sentir a reação positiva do público com nossos passos” declarou a presidente do grupo, Maria Iveth Sena Queiroz.

Em seguida, os Cangaceiros do Juazeiro invadem a arena com seus facões e terçados, a partir das 20h45 até as 21h25. Os lendários cangaceiros não economizarão nas emboscadas em proteção a Maria Bonita e sua tropa sanguinária nordestina. “A intenção é fazer as pessoas sentirem o Nordeste com nossa a apresentação, representar toda a alegria do povo nordestino, seus costumes e tradições. É um enorme prazer mostrar a alegria desse povo mesmo em meio às dificuldades da seca daquela região”, acrescenta Priscila de Souza Machado, presidente do grupo. Outro grupo de dança nordestina, o Nordeste Sangrento, se apresenta às 22h15.

Para finalizar a noite, haverá o casamento matuto e xote das quadrilhas tradicionais com o grupo Unidos Alvorada na Roça, às 23h, e Brotinhos do Parque, que encerra o dia de festival, às 23h45, ao som de zabumbas e sanfonas.

A mostra competitiva da categoria Prata encerra no dia 24, mas o festival ainda terá a mostra não-competitiva nos dias 24 e 25, onde os grupos poderão se apresentar e concorrer a uma vaga na competição oficial de 2016. O resultado dos vencedores da categoria Prata deve sair logo após o término do festival. A categoria Ouro foi coordenada pela SEC.

 

Programação: 22/07 (Quarta-feira)

20h às 20h40 – Quadrilha Tradicional Elétricos na Roça

20h45 às 21h25 – Dança Nordestina Cangaceiros do Juazeiro

21h30 às 22h10 – Quadrilha Tradicional Unidos na Roça

22h15 às 22h55 – Dança Nordestina Nordeste Sangrento

23h00 às 23h40 – Quadrilha Tradicional Unidos Alvorada na Roça

23h45 às 00h25 – Quadrilha Tradicional Brotinhos do Parque

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *