22/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

‘É essencial para mulheres que precisam de tratamento’, diz paciente atendida no Cepcolu

Publicado em 10 de março, 2026

Darciane Castro é uma das mais de 6 mil mulheres atendidas pelo Centro Avançado de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero do Amazonas (Cepcolu). Foto: Arthur Castro/Secom

No mês do Março Lilás, campanha nacional de conscientização sobre a prevenção ao câncer do colo do útero, histórias como a da dona de casa Darciane Castro mostram a importância do acesso ao diagnóstico e tratamento precoce da doença. Aos 35 anos, ela é uma das mais de 6 mil mulheres atendidas pelo Centro Avançado de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero do Amazonas (Cepcolu), unidade do Governo do Amazonas inaugurada pelo governador Wilson Lima e que completou um ano de funcionamento nesta terça-feira (10/03).

Após identificar uma alteração em um exame preventivo, Darciane Castro foi encaminhada para atendimento no Cepcolu e conta que se surpreendeu com a agilidade no acompanhamento médico. “É essencial esse centro para as mulheres que precisam de tratamento, não precisa ficar mais na fila de espera. Foi uma experiência ótima ter vindo aqui, ser encaminhada para cá. Foi um prazo de uma semana só, eu já tive minha consulta marcada”, destacou.

O Cepcolu faz parte da estrutura da Fundação Centro de Controle de Oncologia (FCecon) e foi inaugurado, em 10 de março de 2025, como a maior ação já realizada no Estado para enfrentar o câncer do colo do útero. Na unidade de saúde, é realizada a conização, pequena cirurgia para retirar as lesões pré-malignas do colo do útero, evitando a evolução para a doença maligna.

Foto: Alex Pazuello/Secom

“O Cepcolu representa uma virada de chave na saúde da mulher. Nós estamos investindo na prevenção para evitar que milhares de mulheres precisem enfrentar um câncer que pode ser prevenido. Esse é um compromisso do nosso governo: cuidar das pessoas que mais precisam e garantir mais dignidade para as mulheres amazonenses”, afirmou o governador Wilson Lima.

Outra paciente atendida pela unidade, a cozinheira Rosamaria Ramos dos Santos, de 47 anos, também destacou a importância do espaço e afirmou que a existência de um centro especializado incentiva mais mulheres a cuidarem da própria saúde e realizarem os exames.

“É muito bom, porque é uma evolução que a gente teve (a entrega do espaço), para a gente ter esse tipo de atendimento especializado. Eu falei para minha família, para minhas irmãs virem fazer os exames para ver se está tudo ‘ok’ com o colo do útero”, declarou Rosamaria.

Foto: Arquivo/Secom

Atendimento especializado

Entre 10 de março de 2025 e 6 de março de 2026, o Cepcolu registrou 6.590 atendimentos, sendo 938 consultas de primeira vez e 844 conizações realizadas. O número de conizações aumentou 68,8%, considerando que essas cirurgias eram feitas no prédio principal da FCecon, onde fazia-se, no máximo, 500 conizações por ano.

De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, a criação do espaço é uma resposta efetiva do Governo do Amazonas no enfrentamento ao câncer de colo de útero.

“O Governo do Amazonas vem implantando serviços inovadores na saúde, que abrangem as principais necessidades da população para ampliar acesso e reduzir tempo de espera. O Cepcolu é um exemplo de equipamento de saúde que não existe em nenhum outro país, atuando diretamente no tratamento das lesões precursoras do câncer do colo do útero, fazendo um acolhimento diferenciado à mulher, uma unidade de alta qualidade, que em um ano já apresenta resultados importantes”, ressaltou a secretária.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.