16/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

1,7 mil processos de violência doméstica serão julgados na Semana Justiça pela Paz em Casa

Publicado em 26 de fevereiro, 2026

1,7 mil processos de violência doméstica serão julgados na Semana Justiça pela Paz em Casa

O Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM), por meio da Coordenadoria Estadual das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid), em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), realiza nesta sexta-feira (27/2), às 8h, no Fórum de Justiça Ministro Henoch da Silva Reis, o lançamento da “32.ª Edição da Semana Justiça pela Paz em Casa”.

O evento contará com a presença da ouvidora da Mulher e coordenadora da Cevid/TJAM, desembargadora Maria das Graças Pessôa Figueiredo e de representantes de instituições parceiras da ação, como o Ministério Público, a Defensoria Pública, a OAB/AM e demais órgãos que integram a rede de proteção à mulher.

Semana

A 32.ª Semana será realizada oficialmente de 9 a 13 de março nos “Juizados Maria da Penha” da capital e também nas comarcas do interior do estado. Conforme a Cevid/TJAM, as unidades judiciais já incluíram 1.734 processos na pauta do período de esforço concentrado, em todo o Estado. Além dos processos relativos à Lei Maria da Penha, também estão na pauta julgamentos de casos de feminicídio, que são realizados pelo Tribunal do Júri.

A Semana Justiça pela Paz em Casa tem como objetivo intensificar a tramitação e o julgamento de processos relacionados à violência doméstica e familiar contra a mulher, além de fortalecer a atuação da rede de proteção. Durante a ação, também são desenvolvidas atividades conduzidas pelas equipes multidisciplinares dos Juizados Maria da Penha, com atividades de orientação e sensibilização, vinculadas a projetos institucionais como “Maria Acolhe” e “Maria vai à Escola”.

Simbólico

Criado em 2015 pelo CNJ, o Programa Justiça pela Paz em Casa busca ampliar a efetividade da Lei Maria da Penha, por meio da concentração de esforços jurisdicionais e da promoção de ações interdisciplinares voltadas à prevenção da violência, à proteção das vítimas e à responsabilização dos agressores.

As semanas ocorrem em março, em alusão ao “Dia Internacional da Mulher”; em agosto, por ocasião do aniversário de sanção da Lei Maria da Penha (Lei n. 11.340/2006); e em novembro, marcando o “Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher”, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), celebrado em 25 de novembro.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.