29/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

TJAM reforça combate à importunação sexual com campanha “Não é Não”

Publicado em 12 de fevereiro, 2026

TJAM reforça combate à importunação sexual com campanha “Não é Não”

A Coordenadoria Estadual das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid), do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), já está divulgando a campanha “Não é Não”, com objetivo de reforçar, neste período de Carnaval, a prevenção e o combate à violência contra a mulher em bailes, blocos e outros eventos carnavalescos.

A atuação da Cevid/TJAM, de acordo com a coordenadora, desembargadora Maria das Graças Pessôa Figueiredo, inclui a divulgação da campanha em parceria com veículos de Comunicação do Amazonas, o compartilhamento de cards (uma imagem digital sobre determinado assunto, podendo conter ou não texto), alertando para situações de assédio contra a mulher e importunação sexual, além da disponibilização do número de Whatsapp da Coordenadoria para dúvidas e denúncias: (92) 9537-0027.

Calendário

“Esta ação integra o calendário da Coordenadoria das Varas ‘Maria da Penha’. Todos os anos a equipe da Cevid, magistrados e servidores das Varas especializadas, têm se dedicado a esta mobilização anual para reforçar uma mensagem essencial: quando a mulher diz ‘não’, esta manifestação de vontade deve ser respeitada. A mulher tem o direito de participar das festividades, divertir-se e aproveitar o Carnaval sem sofrer assédio ou ouvir insinuações indesejadas. A iniciativa reafirma o posicionamento do Poder Judiciário em apoio às mulheres que rejeitam qualquer abordagem inadequada. Salientamos essa situação durante o Carnaval, mas em qualquer período do ano, ‘Não é Não’”, salientou a desembargadora.

Assédio e importunação

O assédio sexual, previsto no art. 216-A do Código Penal, é o constrangimento da mulher com intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual, seja no ambiente de trabalho, doméstico ou em espaços públicos.

A importunação sexual (art. 215-A do Código Penal), por sua vez, refere-se a atos libidinosos sem consentimento, geralmente em locais públicos. Ambos os crimes são graves e devem ser denunciados, além disso a vítima também pode procurar as delegacias especializadas, como as Delegacias da Mulher.

De acordo com a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), no mês de fevereiro, nos últimos cinco anos, somaram-se mais de 6 mil atendimentos e denúncias de mulheres em situação de violência e, historicamente, o índice de violência de gênero tende a aumentar no período de Carnaval.

Canais de atendimento

A mulher pode procurar as autoridades policiais que estiverem no local do evento ou comparecer à Sede da Delegacia da Mulher Centro-Sul, localizada na avenida Mário Ypiranga Monteiro, no Parque Dez de Novembro, que funciona em regime de plantão 24 horas.

Outros canais de denúncias são o 190, da Polícia Militar do Amazonas (PMAM); o 180, da Central de Atendimento à Mulher; e 181, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM). Além do contato da Cevid/TJAM, tem também a Defensoria Pública do Amazonas, que atende das 8h às 18h nos finais de semana e feriados, por meio do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem), com acesso pelo WhatsApp (92) 98559-1599.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.