21/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Vigilância em Saúde lança jogos digitais ‘Xô Dengue!’ para o público infantojuvenil

Publicado em 14 de janeiro, 2026

Foto: Edu Prado/FVS-RCP

Em mais uma ação estratégica contra o Aedes aegypti, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) lança, nesta quarta-feira (14/01), o pacote de jogos digitais “Xô Dengue!”, uma experiência interativa feita para envolver o público infantojuvenil na luta contra as arboviroses, estimulando o conhecimento e incentivando a prática diária da prevenção como um verdadeiro estilo de vida.

A iniciativa, que mistura diversão e cuidado com a saúde, foi criada por um grupo de profissionais da Diretoria de Vigilância Ambiental junto com o setor pedagógico da FVS-RCP.

O projeto tem três jogos diferentes: Quiz do Mosquito, Jogo da Memória e Esmague o Mosquito. Ele é feito especialmente para alunos do Ensino Fundamental I e II e já está disponível para celular, pelo aplicativo, e também online no site da FVS-RCP (www.fvs.am.gov.br).

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que a fundação está em constante processo de inovação para alcançar resultados. “O mundo está em constante transformação, assim como a adaptação desse pequeno mosquito, o que exige que nossas estratégias também evoluam para continuar eficazes no combate às arboviroses. A informação por meio da educação faz parte fundamental desta missão”, completa.

Novas gerações

Segundo o diretor de Vigilância Ambiental (DVA), Elder Figueira, a inserção de tecnologias digitais é fundamental para modernizar as estratégias de saúde pública. “Precisamos falar a língua das novas gerações. Ao utilizarmos jogos, conseguimos levar a mensagem de prevenção para dentro das casas de forma leve, mas eficaz”, diz.

Um dos idealizadores do projeto, Dê Ângelo Cruz, explica que a ideia é baseada na Aprendizagem Significativa. “O objetivo é que as crianças, além de se divertirem, aprendam os cuidados básicos, como não deixar água parada e manter os quintais limpos. Queremos que esse aprendizado seja importante para elas, para que se tornem agentes que espalhem a prevenção da dengue, zika e chikungunya dentro de casa”, explica.

Para assegurar a qualidade técnica e pedagógica, o desenvolvimento dos jogos passou por rigorosas etapas de validação. A gerente de Arboviroses da FVS-RCP, Luzia Mustafa, supervisionou o conteúdo, confirmando a precisão das informações biológicas sobre o mosquito. Paralelamente, a pedagoga órgão Ivanilde Mafra ajustou as dinâmicas dos jogos para atender às necessidades cognitivas dos estudantes.

A ferramenta digital “Xô Dengue!” chega em um momento importante, com o início das chuvas e o aumento do risco de novos casos de arboviroses no Estado. Aliando ciência rigorosa a uma abordagem pedagógica, o projeto oferece uma experiência educativa que incentiva crianças e jovens a incorporarem hábitos de prevenção no dia a dia. Dessa forma, eles se tornam agentes multiplicadores, ampliando o combate ao Aedes aegypti e protegendo suas comunidades.

Tags: ,

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.