13/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Abertura de ‘O Mundo Encantado do Natal’ reúne 20 mil pessoas no Largo de São Sebastião em Manaus

Publicado em 09 de dezembro, 2025

Abertura de 'O Mundo Encantado do Natal' reúne 20 mil pessoas no Largo de São Sebastião em Manaus

Evento do Governo do Amazonas reuniu fé, música, homenagem e feira criativa no Largo de São Sebastião. (FOTO: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa)

Cerca de 20 mil pessoas acompanharam, na noite de segunda-feira (08/12), a abertura oficial de O Mundo Encantado do Natal, no Largo de São Sebastião, no Centro de Manaus. O projeto foi realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, e teve procissão, bênção do presépio, homenagem ao trabalhador, apresentações artísticas, projeção na fachada do Teatro Amazonas, Parada Natalina e a abertura da Feira Natalina de Economia Criativa.

Bênção e procissão

A programação começou com procissão em homenagem a Nossa Senhora da Conceição, padroeira do Amazonas, que conduziu o público até o presépio montado no Largo. Em seguida, o arcebispo de Manaus, Cardeal Dom Leonardo Steiner, junto com o bispo auxiliar Dom Samuel Ferreira, realizou a Bênção do Presépio, reforçando o significado espiritual do Natal.

Homenagem ao trabalhador

Após a bênção, foi prestada homenagem a Antônio Paulo Rodrigues de Sousa, conhecido como Antônio Suricate, que faleceu durante a montagem da árvore de Natal do Largo de São Sebastião. Natural de Parintins, Antônio Paulo tinha 40 anos, vivia há 25 anos em Manaus e atuou como marceneiro, soldador, cenotécnico e colaborador em teatro, ópera, cinema, dança e festivais.

Durante a cerimônia, a família de Antônio Suricate recebeu uma homenagem oficial do Governo do Amazonas, representado pelo secretário Caio André, com a entrega de uma placa em reconhecimento aos serviços prestados. A placa também será fixada no Centro Técnico de Produção Cultural (CTP), conforme anunciado pela secretaria.

Apresentações e projeções

A abertura teve shows e ações culturais. A Orquestra Damian Musicais iniciou as apresentações com repertório preparado especialmente para o Natal. Houve uma projeção temática na fachada do Teatro Amazonas, que integrou luz e som ao evento. Em sequência, a cantora Lucilene Castro apresentou clássicos natalinos.

O ponto alto da programação foi a Parada Natalina, que trouxe personagens e fantasias ao Largo e concentrou a atenção das crianças. Para encerrar a noite de abertura, Patrick Johnson apresentou o espetáculo “Meu Presente de Natal”.

Feira Natalina e atividades paralelas

A Feira Natalina de Economia Criativa foi oficialmente aberta com 200 empreendedores distribuídos em 25 estandes. O espaço reúne artesanato indígena, gastronomia, itens gráficos, essências, produtos esotéricos, itens geeks e artigos natalinos. A artesã Eloá Duarte destacou a importância do evento para divulgar o trabalho local e gerar renda.

A Secretaria de Cultura também montou a Lojinha de Natal, com squeezes, garrafas, blusas, necessaires, agendas, blocos, chaveiros, copos e souvenirs. Outra atração é o Cinema Natalino, com exibições ao ar livre voltadas ao público infantil.

O projeto Mania de Ler participa do circuito, oferecendo atividades de incentivo à leitura, espaço para fotos temáticas e ações para famílias e crianças. A gerente administrativa do programa, Oiana Couto, explicou que a proposta é trazer a literatura para um evento familiar e estimular a leitura conjunta.

Agenda e continuidade

Além do Largo de São Sebastião, a programação do Mundo Encantado do Natal acontece na Fábrica do Papai Noel, no Centro Cultural Palácio da Justiça, e na Vila do Natal, na Casa das Artes. As visitas são gratuitas e seguem mediante agendamento pelo site: https://natal.cultura.am.gov.br.

A programação no Largo segue até o dia 6 janeiro de 2026, com espetáculos, feira criativa, cinema, exposições e apresentações artísticas abertas ao público. Durante o evento, o secretário Caio André ressaltou a importância cultural, social e econômica do projeto e afirmou que o governo presta apoio às famílias afetadas pelo acidente que impediu a instalação da árvore nesta edição.

Assuntos relacionados: #mundoencantadodonatal, #largodesaosebastiao, #manaus, #governodoamazonas, #secretariadeculturaeeconomiacriativa, #bencaodopresepio, #antoniosuricate, #parintins, #teatroamazonas, #paradanatalina, #feiranatalina, #feiradeeconomiacriativa, #orquestradamianmusicais, #lucilenecastro, #patrickjohnson, #fabricadopapainoel, #viladonatal, #casadasartes, #maniadeler, #cinemanatalino

Veja mais notícias em Entretenimento

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.