06/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Cabeças do Congresso

Publicado em 20 de setembro, 2011

Saiu na última sexta-feira a lista dos 100 parlamentares mais influentes do Brasil pelo DIAP (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar).

Para garantir idoneidade, o DIAP é o órgão de assessoria parlamentar dos sindicatos brasileiros que fiscaliza o desempenho dos deputados e senadores sendo formado por 900 entidades sindicais trabalhadores congregando centrais, confederações, federações, sindicatos e associações distribuídas em todo o país. Todos os anos o DIAP é responsável por apresentar a lista “Os Cabeças do Congresso”.

Fui eleito entre “Os Cabeças”, destacando-me como debatedor, sendo o único deputado federal do Amazonas a estar presente nesta lista. Trata-se da nona vez que o DIAP me elege um dos parlamentares mais influentes do Brasil. Segundo o próprio DIAP, “Pauderney é um defensor aguerrido dos interesses do Amazonas, especialmente da Zona Franca de Manaus. Assíduo aos trabalhos de comissões e plenário. Na Comissão de Finanças e Tributação, do qual é titular, fiscaliza e resguarda todos os projetos referentes ao seu Estado”.

Só neste mandato aprovei uma lei em tempo recorde. Em menos de quatro meses, minha emenda à MP 517/10 foi transformada na Lei nº 12.431, publicada no Diário Oficial da União do dia 27 de junho. A emenda devolveu os incentivos fiscais aos quadriciclos e triciclos produzidos na Zona Franca de Manaus. Agora, a produção está isenta de IPI e as alíquotas de PIS/PASEP e COFINS caíram de 11,60% para 3,65% e houve redução nos demais impostos em 88%. Isso é preservar a Zona Franca e salvar milhares de empregos.

Outra vitória conquistada foi a aprovação do Projeto de Lei 446/11 na Câmara dos Deputados, em menos de 5 meses, que já se encontra no Senado, na eminência de virar lei. A matéria restabelece o fuso horário do Acre e de parte do Amazonas em duas horas em relação a Brasília.

Fico honrado com essa indicação e dedico nosso esforço ao povo do Amazonas.

Veja mais notícias em Colunas
Autor
Pauderney Avelino

* Pauderney Avelino é deputado federal (DEM-AM).

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.