04/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Parintins ultrapassa duas mil pessoas qualificadas ao mercado de trabalho

Publicado em 16 de outubro, 2025

Parintins ultrapassa duas mil pessoas qualificadas ao mercado de trabalho

Em dez meses, gestão Mateus Assayag e Vanessa Gonçalves amplia capacitação e fomenta empreendedorismo com apoio do Senac e Sebrae (Foto: Pitter Freitas/Yuri Pinheiro – SECOM)

Em dez meses de gestão, a Prefeitura de Parintins, sob a liderança do prefeito Mateus Assayag e da vice-prefeita Vanessa Gonçalves, ultrapassou a marca de duas mil pessoas qualificadas para o mercado de trabalho. As ações de capacitação, realizadas em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), têm como objetivo ampliar oportunidades de renda, fortalecer o empreendedorismo e promover o desenvolvimento social e econômico tanto na área urbana quanto na zona rural do município.

Atualmente, estão em andamento os cursos de Bartender, Maquiador, Porteiro e Vigia, Cuidador de Idoso e Cuidador Infantil, envolvendo mais de 150 participantes em aulas ministradas na unidade do Senac em Parintins.

O prefeito Mateus Assayag comemorou a conclusão recente dos cursos de Bolo Artístico e Preparo de Salgados, realizados na Gleba Vila Amazônia, onde 50 alunos foram certificados com aproveitamento total. “Fico feliz! Fizemos parceria com o Senac e estamos entregando 50 pessoas, homens e mulheres qualificadas para o mercado de trabalho, para ganharem dinheiro com seu esforço, com seu trabalho e melhorar suas vidas. Eu que sou um estimulador do empreendedorismo quero gerar mais oportunidades”, afirmou.

A vice-prefeita Vanessa Gonçalves, presente na cerimônia de encerramento, destacou o entusiasmo dos alunos. “Todos ficaram encantados com os cursos, aprenderam algo novo, agora terão renda maior. É muito gratificante para nós enquanto gestores”, declarou.

Entre os formandos, a aluna Daniele de Souza Freitas aprovou a iniciativa e elogiou o incentivo à gastronomia local. “Para mim foi excelente. Estávamos precisando nos aperfeiçoar, e o prefeito junto com o Senac trouxeram isso para nós. Queremos mais cursos nessa área”, destacou.

De acordo com a gerente do Senac, Joice Viana, o índice de 100% de conclusão é motivo de celebração e garante a continuidade do programa “Senac na Zona Rural”.

A secretária municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação (Semasth), Zeila Cardoso, ressaltou que os cursos foram definidos a partir das demandas dos moradores, por meio do Programa Acessuas Trabalho. “Esses cursos foram solicitados pela comunidade da Vila Amazônia e representam um avanço importante, pois a certificação do Senac é reconhecida nacionalmente”, pontuou.

Parintins Empreendedora

Como parte das ações voltadas à inclusão produtiva, o prefeito Mateus Assayag aderiu ao programa Cidade Empreendedora, ciclo 2025/2026, desenvolvido pelo Sebrae. A iniciativa reforça o compromisso da gestão com a geração de emprego, renda e autonomia econômica, especialmente entre mulheres em situação de vulnerabilidade social.

A Prefeitura, por meio da Semasth, promove cursos, oficinas e minicursos profissionalizantes em parceria com o Senac, Sebrae, Sicred e o Centro de Costura Dona Cota, alcançando mulheres atendidas pelos serviços CRAS e CREAS. As ações fazem parte do eixo Parintins Empreendedora, que visa fortalecer o desenvolvimento humano e o empreendedorismo local.

Assuntos relacionados: #Parintins, #MateusAssayag, #VanessaGonçalves, #Senac, #Sebrae, #QualificaçãoProfissional, #Empreendedorismo, #Acessuas, #CidadeEmpreendedora

Veja mais notícias em Parintins

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.