13/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Concerto ‘Lux Aeterna’ celebra Maestros Branco e Hermeto Pascoal no Teatro Amazonas

Publicado em 15 de outubro, 2025

Concerto ‘Lux Aeterna’ celebra Maestros Branco e Hermeto Pascoal no Teatro Amazonas

O Teatro Amazonas recebeu, na terça-feira (14/10), o concerto “Lux Aeterna – À memória de Maestro Branco e Hermeto Pascoal”, apresentado pela Amazonas Band sob regência do maestro Rui Carvalho. O espetáculo, promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, reuniu o público em uma noite de emoção, virtuosismo e celebração do legado de dois ícones da música brasileira.

Com duração de 1h20, o concerto integrou o calendário de programações do Teatro Amazonas e reafirmou o compromisso do Governo do Estado com a valorização dos artistas e da produção musical brasileira. O programa incluiu obras que dialogam entre o jazz e a música popular, com arranjos inéditos preparados ao longo de 2025 especialmente para a Amazonas Band.

Regência

Sob a regência de Rui Carvalho, a apresentação teve como destaque a execução da obra “Réquiem”, composta pelo próprio maestro. Dividida em quatro partes – Lamento, Prece, Senda e Lux Aeterna -, a peça foi escrita durante a pandemia e traduz o sentimento de reflexão e esperança diante da finitude da vida. “Essa composição nasceu em um período difícil, de muitas perdas, e só é apresentada quando existe um motivo especial. Hoje, dedicamos a Maestro Branco e a Hermeto Pascoal, dois grandes mestres que deixaram marcas profundas na música brasileira”, explicou Rui.

O maestro também destacou a importância de José Roberto, conhecido como Maestro Branco, em sua trajetória. O arranjador e compositor foi uma figura marcante na formação do maestro, com quem manteve uma relação próxima e de aprendizado. Seu mestrado, inclusive, foi dedicado ao amigo e mentor, a quem se referiu como um verdadeiro professor de arranjo e inspiração artística.

Homenagem

A homenagem contou com a participação especial do Madrigal do Amazonas, que se uniu à banda em momentos de destaque do concerto, como Réquiem e Na Baixa do Sapateiro. “Foi uma alegria trabalhar com o Madrigal e ver o Teatro Amazonas lotado, com um público tão receptivo. A energia da plateia coroou essa noite de celebração”, completou o maestro.

O repertório também incluiu interpretações de obras consagradas como As Três Marias (Wayne Shorter), Maiden Voyage (Herbie Hancock), Pizindim (Evaldo Gouvêa e Jair Amorim), Bahia (Ary Barroso), Serrado, Flor de Lis e Samba Dobrado (Djavan).

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.