05/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

MP do Amazonas constata graves problemas estruturais em escola indígena de Manaquiri

Publicado em 19 de setembro, 2025

MP do Amazonas constata graves problemas estruturais em escola indígena de Manaquiri

Ausência de bebedouros, banheiros e sistema de ventilação foram alguns itens constatados pela promotoria. (Foto: Divulgação)

No âmbito do projeto “Sede de Aprender”, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) realizou inspeção ministerial na Escola Municipal Indígena Mikoi Pakup, localizada na aldeia Warana, zona rural de Manaquiri, e detectou diversos problemas estruturais na unidade de ensino.

Durante a visita, conduzida na quinta-feira (18/09), pelo promotor Caio Lúcio Fenelon Assis Barros, titular da comarca, a promotoria constatou precariedade estrutural e situações graves, como ausência de bebedouros e sistema de ventilação, o que inviabiliza o funcionamento da escola. Na ocasião, um professor da unidade e a líder da aldeia receberam o promotor, relataram a realidade do estabelecimento de ensino e as dificuldades enfrentadas pelos alunos da comunidade.

O “Sede de Aprender” fiscaliza o acesso à água potável e condições de higiene e salubridade nas escolas do interior. Na E.M Mikoi Pakup foi verificado que a estrutura de madeira da escola está deteriorada, com risco de desabamento, entre outros pontos de atenção:

Ausência de bebedouro e banheiros;
Ausência de armários para armazenamento de materiais escolares;
Lousa completamente danificada e inutilizável;
Cadeiras quebradas e em mau estado de conservação;
Falta de sistema de ventilação.

Por conta da situação, os oito alunos da etnia Sateré-Mawé que frequentavam a unidade precisam se deslocar até uma escola de outra etnia, comprometendo o ensino da tradição cultural. O promotor Caio Fenelon destacou que a situação exige intervenção e providências imediatas do poder público.

“Não se trata apenas de uma precariedade estrutural, mas de uma violação ao direito fundamental à educação e à preservação da identidade cultural desses alunos. O MPAM vai cobrar da prefeitura medidas emergenciais para que a escola seja reformada e volte a oferecer aulas com dignidade e segurança”, afirmou.

Diante do cenário, a Promotoria de Justiça de Manaquiri instaurará procedimento específico para acompanhar o caso e encaminhará ofício à prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), para que sejam adotadas providências em tutela de urgência, garantindo condições mínimas de salubridade e funcionamento da escola.

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.