04/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Hemoam inaugura teste que verifica anemia de forma não invasiva em doadores de sangue

Publicado em 02 de setembro, 2025

Hemoam inaugura teste que verifica anemia de forma não invasiva em doadores de sangue

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) passará a contar com um novo equipamento para aferição da taxa de hemoglobina, que é um teste rápido realizado antes da doação para se certificar que o doador não está com anemia no ato da coleta de sangue.

São quatro hemoglobinômetros que verificam a hemoglobina de forma não invasiva, ou seja, de forma indolor. O novo método utiliza um sensor óptico de leitura que dispensa o furo no dedo. A técnica traz mais segurança e conforto para o doador de sangue.

“A implantação desse equipamento segue uma tendência nacional de modernização dos processos de triagem nos hemocentros. Nossa prioridade é garantir uma experiência cada vez mais segura e humanizada aos doadores, que são peças fundamentais na manutenção dos estoques de sangue do estado”, disse a diretora-presidente do Hemoam, Socorro Sampaio.

Doação

Além de melhorar a experiência do doador, os novos hemoglobinômetros também otimizam os fluxos de atendimento, permitindo que o teste seja feito pelo mesmo profissional responsável pela entrevista clínica, sem a necessidade de pré-triagem separada.

“O hemoglobinômetro representa um avanço significativo no processo de triagem, pois a gente suprime a etapa do hematócrito e passa a fazer o hemoglobinômetro durante a entrevista com o doador, ou seja, reduz muito o tempo, e é também mais confortável para quem tem medo da furada no dedo pois ela deixa de existir”, disse o diretor técnico, Sérgio Albuquerque.

Além do conforto aos doadores e mais agilidade no atendimento, o novo hemoglobinômetro também trará economia na compra de insumos descartáveis, reduzindo a geração de resíduos infectantes e perfurocortantes.

Treinamento

O treinamento dos profissionais do Hemoam acontece de 1º a 4 de setembro com a consultora técnica Sachie Terimo. /Na próxima segunda-feira (08/09) os novos dispositivos já estarão integrados à rotina da triagem de doadores. A aquisição dos equipamentos foi feita por meio de emenda parlamentar no valor de quase R$300 mil.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.